Em busca da vaga olímpica, Giullia Penalber atinge melhor posição no ranking da federação mundial de Wrestling

Em busca da vaga olímpica, Giullia Penalber atinge melhor posição no ranking da federação mundial de Wrestling

A United World Wrestling (UWW) divulgou no começo deste mês de abril, a atualização do ranking mundial de todas as categorias do Wrestling feminino. Campeã Pan-americana, Giullia Penalber assumiu a quinta colocação da categoria até 57kg e pode ser cabeça de chave no qualificatória mundial – a última chance de conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foi adiado para julho de 2021. O pré-olímpico aconteceria em maio, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi adiado e ainda não possui data para ser realizado.

No Pan 2020, que antecedeu em uma semana a Seletiva Olímpica Pan-americana, Giullia conquistou a primeira medalha de ouro da carreira na competição continental. Em 2019, a atleta já havia subido ao pódio nos Jogos Pan-americanos de Lima, com a medalha de bronze, além de ter sido a melhor atleta nacional no Campeonato Mundial 2019, em Astana, no Cazaquistão, com um oitavo lugar e a uma vitória da classificação olímpica.

“Fiquei muito feliz em saber que fui pra quinto lugar no ranking mundial e vejo como uma consequência de todo trabalho realizado até aqui. De certa forma esse resultado mostra que devo seguir acreditando e trabalhando, pois até pouco tempo não imaginava que fosse conseguir alcançar essa posição por agora, provando para mim mesma que estou cada vez mais próxima do meu objetivo”, afirmou Giullia.

O ranking da categoria até 57kg é liderado pela japonesa Risako Kawai, seguido pela nigeriana Odunayo Adekuoroye, e por Iryna Kurachkina, de Belarus. Em quarto lugar aparece a chinesa Ningning Rong.