Array

Em duelo histórico no Gracie Pro, Roger Gracie finaliza Buchecha e anuncia aposentadoria do Jiu-Jitsu

Publicidade

Realizado neste domingo (23), na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Gracie Pro terminou com um desfecho histórico para os fãs da arte suave. Em confronto que levou o público presente ao delírio, o lendário Roger Gracie saiu vencedor sobre Marcus Buchecha ao finalizar seu adversário com um estrangulamento pelas costas, o que gerou uma grande festa dos torcedores e também de grande parte da família Gracie, que invadiu o tatame para comemorar com Roger.

Muito emocionado, ainda no tatame após a luta, Roger Gracie aproveitou para anunciar sua aposentadoria do Jiu-Jitsu. O multicampeão procurou deixar claro que não pretende mais lutar na arte suave, logo, sua vitória sobre Marcus Buchecha foi a última como profissional na modalidade.

Roger Gracie teve muita calma e técnica para finalizar Buchecha pelas costas (Foto: FloGrappling)
Roger Gracie teve muita calma e técnica para finalizar Buchecha pelas costas (Foto: FloGrappling)

Mostrando muita técnica, Roger finaliza Buchecha pelas costas

O confronto, como esperado, mostrou muito estudo e respeito por parte dos dois lutadores. Quem tomou a primeira ação foi Marcus Buchecha, que com sua característica mais explosiva, tentou de todas as formas levar Roger Gracie para o chão, mas o veterano soube conter o ímpeto do paulista. Mostrando sua tradicional calma, Roger traçou a estratégia de puxar para a guarda e, desta forma, definiu a luta. Com uma técnica refinada, o Gracie fez a transição para as costas, estabilizou a posição e finalizou Buchecha, que foi forçado a dar os três tapinhas.

Tayane Porfírio brilha e finaliza adversária

Atual campeã ouro duplo do Grand Slam (Mundial, Pan-Americano, Europeu e Brasileiro), Tayane Porfírio foi uma das grandes estrelas do Gracie Pro. Na final do absoluto nas faixas marrom/preta, a estrela da Alliance não deu brechas e, rapidamente, pegou o braço de Jessica Swanson, da Soul Fighters, e finalizou a luta com uma americana, ainda nos primeiros momentos do confronto.

Final do absoluto masculino faixa-preta levanta a torcida

Na final do absoluto masculino na faixa-preta, Gustavo Saraiva teve um início avassalador e foi impondo seu jogo sobre Isaque Paiva. Deste modo, o lutador, cerca de 20kg mais pesado que seu oponente, abriu 9 a 0. No entanto, precisando dar a volta por cima, Isaque, que venceu a divisão dos penas no torneio, pegou as costas no último minuto e, por pouco, não finalizou o adversário. Gustavo soube controlar o ímpeto de Isaque e, desta forma, saiu com o ouro.

Grandes duelos nas categorias na faixa-preta

Na decisão do peso-pena, após uma luta muito técnica, o casca-grossa Isaque Paiva, da Saikoo, derrotou Luciano Queiroz, da GFTeam, por 4 a 2. Já nos super-pesados, Rafael Bragança, da Equipe Gavazza, finalizou Irailson Gama, da Halavanca, com uma kimura. Nos meio-pesados, Jeancemy Silva, da Jiu-Jitsu For Life, venceu a luta com uma mata-leão encaixado sobre Luis Felipe, da Gustavo Saraiva, e ficou com o ouro.

Na decisão dos plumas, a medalha dourada ficou com Luiz Eduardo, da Pitbull, na decisão dos árbitros, após a luta com Wallace Henrique, da Marcio Rodrigues, terminar empatada. Também por decisão, Marcos Junior, da GFTeam, superou Gidalsio Santana, do Instituto Reação.

Na decisão dos médios, Alexandre Cavalieri dominou o combate e ficou com o título após superar Jayan Castro por 4 a 0. Nos pesadíssimos, a fera do UFC Antônio Braga Neto, da Gordo Jiu-Jitsu, mostrou todo o valor do seu Jiu-Jitsu ao finalizar Antônio Assef, da GFTeam, com uma kimura. Tricampeão mundial na faixa-preta, Celsinho Venicius impôs o seu jogo e venceu Lucas Araújo por 9 a 0, um dia antes se completar 13 anos como faixa-preta.

Jessica Swanson e Maiara Angelica brilham

Entre as mulheres, Jéssica Bate-Estaca, atleta do UFC, foi derrotada na final dos médios pela também faixa-marrom Maiara Angelica, da Luiz Paulo JJ. Já no meio-pesado, Jessica Swanson, da Soul Figthers, levou a melhor sobre Glacia Braga, da Gracie Barra, com uma kimura.

RESULTADOS COMPLETOS

Faixa-preta masculino:

Peso-pluma: Luiz Eduardo derrotou Wallace Henrique na decisão dos árbitros
Peso-pena: Isaque Paiva derrotou Luciano Queiroz por 4 a 2 nos pontos
Peso-leve: Celsinho Venicius derrotou Lucas Araújo por 9 a 0 nos pontos
Peso-médio: Alexandre Cavalieri derrotou Jayan Castro por 4 a 0 nos pontos
Peso-meio-pesado: Jeancemy Silva finalizou Luis Felipe com um mata-leão
Peso-pesado: Marcos Junior derrotou Gildasio Santana por decisão
Peso-superpesado: Rafael Bragança finalizou Irailson Gama com uma kimura
Peso-pesadíssimo: Antônio Braga Neto finalizou Antônio Assef com uma kimura
Absoluto masculino: Gustavo Saraiva derrotou Isaque Paiva por 9 a 0 nos pontos

Faixa-marrom/preta feminino:

Peso-médio: Maiara Angelica derrotou Jéssica Bate-Estaca por 9 a 0 nos pontos
Peso-meio-pesado: Jessica Swanson finalizou Glacia Braga com uma kimura
Absoluto feminino: Tayane Porfírio finalizou Jessica Swanson com uma americana

Superluta: Roger Gracie finalizou Marcus Buchecha com um estrangulamento pelas costas

 

Publicidade

Notícias relacionadas

6 COMENTÁRIOS

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade