Em combate morno, Ciryl Gané dá nó tático em Jairzinho e segue invicto no UFC Vegas 20; Pedro Munhoz e Thiago Moisés levam a melhor

Em combate morno, Ciryl Gané dá nó tático em Jairzinho e segue invicto no UFC Vegas 20; Pedro Munhoz e Thiago Moisés levam a melhor

Diferente de um combate explosivo previsto por fãs e especialistas, a luta principal do UFC Vegas 20, noite de sábado (27), nas instalações do Ultimate em Las Vegas (EUA), foi marcada pelo estudo e um ritmo mais cadenciado. Com domínio nos cinco rounds, Ciryl Gané deu um nó tático em Jairzinho Rozenstruik e venceu por decisão unânime. O francês segue invicto em cinco lutas na organização e se aproxima do Top 5 na categoria dos pesados. No co-main event, o russo Magomed Ankalaev engatou o seu sexto triunfo seguido.

Três brasileiros fizeram parte do UFC Vegas 20 e o saldo foi positivo. Pedro Munhoz e Thiago Moisés venceram Jimmie Rivera e Alexander Hernandez, respectivamente. Já Mayra Sheetara, que perdeu um ponto no primeiro round após segurar a grade para evitar uma queda, ficou no empate majoritário com Montana de la Rosa.

Estratégico, Gané vence Jairzinho

Os dois atletas ficaram se estudando bastante no começo. Enquanto Jairzinho Rozenstruik ficou esperando o momento certo para aplicar uma blitz no francês, Ciryl Gané observou por quatro minutos e, na reta final do round, trabalhou seu jogo na luta agarrada, conseguiu uma queda, mas não teve tempo para conseguir algo a mais. O panorama do segundo assalto seguiu o mesmo. O europeu foi controlando a distância e ditando um ritmo cadenciado, fazendo com que “Bigi Boy” não conseguisse achar o melhor tempo para atacar.

O terceiro round do combate se manteve na mesma toada, com poucos momentos de trocação entre os pesos pesados de elite da categoria. Fiel à estratégia, Gané mantinha a distância de Jairzinho com chutes baixos e jabs, anulando completamente o jogo do adversário. Com a vitória em todos os rounds, Ciryl levou por decisão unânime e segue invicto no UFC (5-0) e MMA (8-0). Já Rozenstruik perdeu a segunda na franquia.

 


Sheetara fica no empate com Montana 

Montana de la Rosa não perdeu tempo e logo aplicou seu jogo de grappling, pressionando Mayra Sheetara. A brasileira, para não ser derrubada, segurou na grade e, de imediato, o árbitro Jerin Valel paralisou o confronto e tirou um ponto da atleta da Chute de Boxe/Diego Lima. Em desvantagem, a mineira tentou usa o clinch do Muay Thai com joelhadas, mas sua oponente conseguiu abafar as investidas com a luta agarrada.

Após orientação do córner Diego Lima, Mayra voltou mais agressiva e quase acertou um chute alto, além de defender boa parte das investidas da americana no grappling. Na reta final do segundo round, porém, Montana derrubou, conectou alguns golpes e até ensaiou finalizar no katagatame. Fisicamente, Sheetara estava mais inteira e seus ataques foram castigando o rosto da adversária, que segurou a luta na grade para evitar a trocação e anular a mineira. No fim dos três rounds, os árbitros assinalaram pelo empate majoritário.

 


Pedro vence revanche contra Rivera

O combate teve um início intenso, com os dois atletas buscando a trocação. Jimmie Rivera, em uma oportunidade, tentou derrubar no single leg, mas Pedro Munhoz defendeu com sucesso. O paulista trabalhou chutes baixos na perna esquerda do adversário – que sentiu os ataques. O nível do segundo round continuou intenso. O americano, visivelmente mais desgastado e com a perna castigada pelos chutes, tentou derrubar, mas não teve êxito nas investidas, e o paulista seguiu agressivo e conectando os golpes mais contundentes.

Para o último assalto, Rivera precisou trocar de base para não dar mais espaço para o brasileiro. O lutador de origem latina perdeu um pouco do ritmo, mas seguiu mostrando raça e vontade. O brasileiro foi cercando e aplicando combinações de golpes. Por decisão unânime, Pedro venceu a revanche contra Rivera depois de cinco anos e se recupera após dois reveses no UFC. Já “El Terror” voltou a ser derrotado na divisão peso galo.

 


Ankalaev e Caceres são destaques

No co-main event, válido pela categoria dos meio-pesados, Magomed Ankalaev levou a melhor por decisão unânime sobre Nikita Krylov. O russo alcançou sua sexta vitória consecutiva no UFC. Já o ucraniano segue oscilando e tem três derrotas em cinco combates. Na abertura do card principal, Alex Caceres dominou o confronto e derrotou Kevin Croom por decisão unânime. O peso-pena agora tem quatro triunfos seguidos na categoria, enquanto “Crash” segue sem vencer no UFC com um “No Contest” na estreia e agora um revés.

Thiago tem atuação segura e vence

O primeiro round teve Alexander Hernandez rodando mais o cage para tentar encontrar a distância, enquanto Thiago Moisés, mais postado, chutava baixo e golpes de encontro no corpo para responder. Para o segundo assalto, ouvindo a orientação do córner, o brasileiro voltou andando pra frente e buscou combinações de golpes. O americano, por sua vez, seguiu usando fintas para atacar e confundir o adversário.

No terceiro e decisivo round, o panorama do duelo continuou o mesmo, com os lutadores trocando em pé e não buscando o jogo de grappling. O brasileiro, então, cresceu no combate, conectou mais golpes e ficou chamando o americano para a luta. No fim, por decisão unânime, Thiago chegou ao terceiro triunfo seguido e segue em ascensão no peso leve. Já Hernandez anotou sua segunda derrota em três lutas no Ultimate.

 

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Vegas 20
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 27 de fevereiro de 2021

Card principal
Ciryl Gané derrotou Jairzinho Rozenstruik por decisão unânime dos jurados
Magomed Ankalaev derrotou Nikita Krylov por decisão unânime dos jurados
Montana de la Rosa e Mayra Sheetara ficaram no empate majoritário
Pedro Munhoz derrotou Jimmie Rivera por decisão unânime dos jurados
Alex Caceres derrotou Kevin Croom por decisão unânime dos jurados

Card preliminar
Thiago Moisés derrotou Alexander Hernandez por decisão unânime dos jurados
Alexis Davis derrotou Sabina Mazo por decisão unânime dos jurados
Ronnie Lawrence derrotou Vince Cachero por nocaute técnico no 3R
Dustin Jacoby derrotou Maxim Grishin por decisão unânime dos jurados