Em meio a imbróglio com o UFC e título interino, Ngannou desabafa: ‘Não sei se sou o campeão’

Em meio a imbróglio com o UFC e título interino, Ngannou desabafa: ‘Não sei se sou o campeão’

Quando um atleta conquista o cinturão do UFC, a tendência é que fique em lua-de-mel com a organização. Que o lutador(a) tenha, após um longo e árduo período, atingido o objetivo pessoal e, claro, esportivo. Francis Ngannou, que superou a crise imigratória de Camarões, no continente africano, para a Europa é, por si só, um campeão. No começo deste ano, após bater na trave na primeira tentativa, “The Predator” reencontrou Stipe Miocic e venceu por nocaute ainda no segundo round do UFC 260 para se sagrar dono do título dos pesados. Informações completas sobre a Sportingbet mostraram, na época, que Ngannou era favorito antes da luta.

O que era para ser um sonho, porém, começou a virar um pesadelo. O camaronês primeiro entrou em conflito com a companhia liderada por Dana White em busca de uma maior valorização financeira. Em seguida, talvez no episódio mais marcante, o Ultimate colocou um cinturão interino em jogo no UFC 265, realizado no último dia 7. Como Ngannou só estaria disponível para lutar em setembro, a organização escolheu Ciryl Gane x Derrick Lewis para o main event, em Houston (EUA). O título ficou com o francês por nocaute técnico.

Em entrevista ao GQ, Ngannou abriu o jogo sobre essa decisão do UFC de fazer um campeão interino e desabafou: “Tenho essa sensação (de que estou sendo desrespeitado). Recentemente, eles (UFC) me deram o cinturão dos pesos pesados e, meses depois, eles estão falando sobre outra pessoa também ser campeã. Às vezes, nem tenho a certeza se sou realmente o campeão ou não. É realmente confuso”, refletiu ele.

Durante a entrevista, Ngannou comentou brevemente como foram as negociações para defender pela primeira vez o cinturão dos pesados – em luta programada para setembro. O camaronês disse que se sentiu surpreso ao ver a decisão da franquia de colocar o título interino em jogo no combate entre Gane e Lewis .

“Acho que eram só negócios, e o UFC queria fazer um pay-per-view em Houston. Não era o momento certo para mim (lutar em agosto), mas eles queriam fazer de qualquer maneira. Pouco antes disso, eles me perguntaram se eu estava pronto para lutar em setembro e eu disse a eles que estaria mais do que pronto. Então, de repente, acabamos de ver que eles tinham um título provisório… Não sei o que realmente aconteceu. Eles serão os únicos que saberão o que aconteceu”, relatou o campeão linear, que seguiu:

“Eu sou o campeão peso pesado! E quero ser o campeão dos pesos pesados ​​do UFC. Mas neste jogo, no que se refere a você, você descobre o quão político ele é. O lado comercial não é muito bom – não é tão fácil quanto o próprio esporte. Antes da luta contra o Miocic, a única coisa que o UFC falava era que o vencedor enfrentaria o Jon Jones, e isso nunca aconteceu. E aqui estamos nós: com um título provisório”, encerrou ele.