Especialista em leilão, Matheus Peixoto dá dica de como iniciar neste mercado que movimenta o mundo da luta no exterior

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Em países como EUA e Japão é comum os fãs de esportes participarem de leilões de artigos de alto valor sentimental, que vão desde a camisa de um ídolo ou uma bola de uma partida importante.

No mundo da luta, costuma-se vender, principalmente, luvas. Alguns lutadores vão além. A lenda Mark Coleman, por exemplo, para se recuperar de uma crise financeira, leiloou o troféu que conquistou no Pride GP 2000.

Existem casos curiosos, como o do meio-médio do UFC Mike Perry, que colocou à venda uma vaga em seu córner para a luta contra o ex-campeão Robbie Lawler no ano passado.

A voz do octógono Bruce Buffer também costuma recorrer ao Ebay, o serviço on-line de vendas e leilões mais popular do mundo, para conseguir uma grana extra. No caso dele, são leiloadas as fichas com as informações dos atletas de lutas importantes do UFC.

No Brasil o mercado de leilões esportivos ainda engatinha. Institutos de famosos como o do astro do futebol Neymar Jr. costumam receber objetos doados por atletas, incluindo lutadores, para que o dinheiro da venda seja revertido para caridade.

Especialista no assunto, Matheus Peixoto deu algumas dicas tanto para quem quer vender quanto para quem tem interesse em comprar.

“É preciso pesquisar bastante sobre o item desejado e a plataforma onde será feito o leilão. O Ebay é famoso e possui os mais variados itens que se possa imaginar, só que o envio do do exterior para o Brasil pode ser um problema”, alerta.

“Enfim, é um mercado promissor e que pode servir tanto para o interessado colecionar itens que ele julga valiosos sentimentalmente, como para lucrar, comprando por um preço e vendendo mais caro”, complementa.

No caso de quem possui itens históricos e deseja vender, o influenciador digital, que costuma utilizar sua conta no Instagram com mais de 150 mil seguidores para dar dicas, ele diz que a melhor opção é procurar um comitê de leilões.

“Os especialistas irão avaliar. A precificação pode ser por conta do vendedor, ou baseado em tabelas padrões do mercado”, sugere.

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