Estátua de Carlson Gracie é reinaugurada no Rio e comunidade da luta exalta legado; confira
Inaugurada originalmente em 2019, a estátua presta tributo a Carlson Gracie, que por mais de 40 anos deu aulas de Jiu-Jitsu

Estátua de Marcelo Arar foi reinaugurada em Copacabana, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)
A estátua em homenagem ao Grande Mestre Carlson Gracie, símbolo do Jiu-Jitsu e ponto de referência em Copacabana, foi reinaugurada na última sexta-feira (13), após passar por processo de restauração. O monumento havia sido retirada da Praça Shimon Peres no fim de maio, após ser alvo de vandalismo pela segunda vez em apenas uma semana — tendo a placa furtada e sofrido danos estruturais. A recuperação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Conservação.
Entre no grupo grátis de tips da Tatame e venha forrar com a tropa, clique AQUI
Durante a retirada do monumento, técnicos da Gerência de Monumentos e Chafarizes relataram um cenário alarmante: até pinos de droga foram encontrados ao redor da base da estátua, que fica localizada a poucos metros de uma delegacia e de um batalhão da Polícia Militar. “Vamos ter que retirar para reconstruir. Mais um caso de dinheiro público perdido em um ato de vandalismo”, lamentou o secretário Diego Vaz à época.
Inaugurada originalmente em 2019, a estátua presta tributo a Carlson Gracie, que por mais de 40 anos deu aulas de Jiu-Jitsu em Copacabana e consolidou sua história como um dos maiores nomes da arte suave. O monumento se tornou um ponto de encontro para atletas, alunos e admiradores do legado Gracie, representando não apenas um homem, mas toda uma linhagem e tradição do esporte no Brasil.
Marcelo Arar, subsecretário municipal de Esportes, exaltou a importância da rápida restauração: “Preciso registrar todo o carinho do prefeito Eduardo Paes com as artes marciais, do secretário Diego Vaz, do secretário de esportes Guilherme Schleder e do deputado federal Pedro Paulo. Em poucos dias a placa e a estátua do Mestre Carlson Gracie estão restauradas, preservando a história do nosso esporte”.
Presente à cerimônia de reinauguração, Carlson Gracie Jr. também expressou gratidão: “Estou me sentindo homenageado mais uma vez. Meu pai é um cidadão do mundo, principalmente dizendo da parte das artes marciais, como um grande difundidor. Estamos muito agradecidos”, afirmou o filho do mestre, emocionado com a preservação do tributo ao legado de sua família.

Placa em homenagem a Carlson também foi revitalizada (Foto: Divulgação)