Estrelas do Jiu-Jitsu mundial exaltam trabalho feito pela FJJD-Rio no Mineirinho: ‘Muito bonito de ver’

Estrelas do Jiu-Jitsu mundial exaltam trabalho feito pela FJJD-Rio no Mineirinho: ‘Muito bonito de ver’

Por Yago Rédua

No começo deste mês de fevereiro, o Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi palco da abertura do Circuito Brasil Open Mineirinho em 2018, com o Desafio Verão. Um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu internacional, Rudson Mateus participou da festa e conquistou o ouro duplo na categoria faixa-preta adulto. Márcio André e Mahamed Aly, multicampeões na arte suave, estiveram presentes no ginásio para prestigiarem os companheiros que estavam em ação.

Os três lutadores conversaram com à TATAME e exaltaram o papel que vem sendo desenvolvido pela FJJD-Rio com o ranking e as passagens para competições internacionais da UAEJJF. Marcinho e Rudson contaram que foram premiados para competir fora do país pela federação.

Faça sua inscrição no Campeonato Estadual, aqui

A segunda etapa do Mineirinho, o Campeonato Estadual, acontece nos dias 17 e 18 de março, no Clube Municipal, também na Zona Norte do Rio. As inscrições estão abertas com descontos e brindes aos primeiros inscritos.

Confira abaixo as declarações dos lutadores:

– Rudson Mateus
Eu sempre competia pelo Circuito Rio Mineirinho e aí, inclusive, ganhei muitas passagens para o Pan, Mundial, Europeu… Acho que eu competi uns três anos. Depois de quase dois anos que eu não participo do Circuito Mineirinho, surgiu essa competição (Desafio Verão), e pensei: “Ah, como estou aqui e não tem nada para fazer, vou competir, que é uma coisa que eu gosto para caramba”. Eu vim aqui também para ver como está o nível da galera e o nível só aumenta. Estou muito feliz com o crescimento desse evento. Agora é torcer para que fiquei ainda maior e melhor nos próximos anos. Eu lembro, que eu não tinha nada (para competir fora do país). Não tinha passagem, dinheiro, não tinha como viajar. Eu vim lutar o Mineirinho, que deu uma oportunidade imensa para os atletas e ganhei as passagens. Assim como eu, muita gente aqui consegue as passagens. Basta treinar, se dedicar e competir, que é a melhor coisa.

73

Rudson Mateus brilhou no Desafio Verão e conquistou o ouro duplo na faixa-preta (Foto Click Art’Suave)

– Márcio André
O Mineirinho é um evento muito legal. Sempre foi legal demais e agora está melhorando cada vezes mais, virando um evento do mais alto nível. Quando eu lutei, ganhei uma passagem para o lutar o Europeu. É bem legal saber que o esporte está crescendo e sendo reconhecido de uma tal forma e tendo esse suporte, que é tudo o que um atleta precisa. Isso é gratificante. Quando tem um investimento assim (com passagens), dessa forma, não tem como não dar certo. Isso faz a galera ficar mais motivada e o show ficar mais bonito. Faz a galera lutar com mais garra e dar um lado profissional para o evento, que é profissional demais.

– Mahamed Aly
Eu lutei o Mineirinho bastante já, mas nunca ganhei passagem (risos). Acho que é muito bonito você notar pessoas interessadas no crescimento do Jiu-Jitsu, sabe? Então, acho que qualquer iniciativa dessa deve ser apoiada pelos professores, que devem mandar os alunos, sim. E é isso aí, muito bonito de ver.