Marcada para janeiro, quarta edição do Volta do Mundo – Bambas (VMB) vai premiar R$ 50 mil

VMB 4 contará com disputa de cinturão entre Erick Maia e Barrãozinho como atração principal; saiba mais

Marcada para janeiro, quarta edição do Volta do Mundo – Bambas (VMB) vai premiar R$ 50 mil

Erick Maia (de azul) é o atual campeão do VMB (Foto divulgação)

O espírito olímpico está com os dias contados para voltar em grande estilo à Arena 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, palco memorável dos Jogos-2016. Fãs e atletas podem se preparar para uma experiência única, que combina entretenimento e performance de alta qualidade, pois o “Volta do Mundo – Bambas” (VMB), maior e mais reconhecida competição de Capoeira do mundo, está de volta. E, desta vez, prometendo brilhar ainda mais intensamente sob os holofotes de uma atmosfera olímpica.

O VMB 4 acontecerá no dia 27 de janeiro, e, fiel ao seu compromisso de homenagear os verdadeiros heróis da Capoeira, o evento concederá, pela segunda vez consecutiva, premiação total de 50 mil reais. Estes números reforçam que a Capoeira, através do VMB, finalmente alcançou o reconhecimento que tanto merece.

Neste novo capítulo, o público aguarda ansiosamente uma luta de tirar o fôlego, com a presença de Marcus Aurélio Barrãozinho, reconhecido não apenas por suas habilidades na Capoeira e no MMA, mas também por sua atuação como ator e dublê em filmes e séries. Ele enfrentará Erick Maia, atual detentor do cinturão, em um confronto que surgiu logo após a vitória de Erick sobre Arthur Fiu, na edição de julho, no Pão de Açúcar. Esta será a luta principal do evento.

“Este duelo vai ajudar a abrir as portas para a Capoeira, assim como o McGregor fez no Boxe, trazendo visibilidade ao MMA”, observa Barrãozinho. “Fiquei surpreso com a polêmica em torno do desafio ao Erick Maia. Tentaram me desqualificar, mas eu vou provar a minha a história. Apesar de o Erick ser talentoso e ter vantagem, minha experiência e meu legado contam”, acrescentou, afirmando que a partir de novembro fará três treinos diários, seis vezes por semana, totalizando 36 horas.

Barrãozinho reitera que, independentemente do resultado, a luta vai gerar uma ampla exposição em todas as plataformas de comunicação, proporcionando à marca VMB a oportunidade de alcançar uma nova audiência de entusiastas das artes marciais.

Desafio de Barrãozinho ao campeão Erick Maia roubou a cena no evento de Capoeira (Foto VMB)

Desafio de Barrãozinho ao campeão Erick Maia roubou a cena no evento de Capoeira (Foto VMB)

Do outro lado, Erick Maia se diz tranquilo para enfrentar Barrãozinho. O campeão do VMB espera um duelo emocionante e garante que, não importa o que o desafiante fizer, ele está preparado para mais um espetáculo.

“Barrãozinho é um grande lutador, já demonstrou isso na Capoeira e no MMA. A luta terá ação do início ao fim. Sei que ele vai treinar forte, mas eu sou o campeão, estou em excelente forma, treino todos os dias e vou dar o meu melhor para proporcionar mais um espetáculo e voltar para casa com o cinturão”, declarou Erick Maia, que recentemente tatuou a Capoeira e o VMB:

“A tatuagem é a materialização do momento em que conquistei o título de campeão no VMB, o mais importante campeonato de Capoeira do planeta. Eternizar esse evento simboliza não apenas a vitória, mas minha dedicação incansável e a profunda significância desse marco na minha trajetória como capoeirista. Cada traço na pele é um lembrete constante de superação e sucesso, me dando mais força para perseguir novos desafios”, completou.

Campeão Erick eternizou título do VMB na pele (Foto reprodução)

Campeão Erick eternizou título do VMB na pele (Foto reprodução)

No feminino, enquanto a campeã Navalha Fiu se recupera de uma cirurgia no joelho, a vencedora da edição de julho, Michelle Bailarina, enfrentará Thaiza Girassol em outra emocionante disputa de cinturão. A noite contará também com o aguardado duelo internacional, no qual o representante da Espanha, Flavio Magrela (oito vezes campeão mundial), enfrentará o francês Williamson Haiti (oito vezes campeão europeu, tricampeão francês e uma vez campeão mundial).

Com o objetivo de agradar a todos os públicos presentes, a promessa de um evento inesquecível continua a todo vapor. Haverá ainda apresentações kids, atletas com deficiência (PCDs), lutas ranqueadas, juvenil e jogo casado master. Assim como no UFC, as disputas por cinturão seguirão o formato de cinco rounds, enquanto as demais terão apenas três.

A Secretaria Municipal de Esportes mais uma vez aposta no VMB e repete o apoio dado na edição de julho. O ‘VMB 50K’ (que correspondeu ao VMB 3) teve um impacto de mídia de 4,3 milhões de reais e alcançou 100 mil espectadores no YouTube. A expectativa agora é que as visualizações ultrapassem 60 mil horas, com 17 milhões nas redes sociais e um alcance total de 6 milhões de pessoas globalmente, incluindo 570 mil na cidade do Rio de Janeiro. No mercado de esportes marciais, com 600 milhões de fãs e um movimento de 8 bilhões de dólares anualmente, a Capoeira esportiva oferece oportunidades únicas para empresas associarem sua imagem a este esporte integrado à cultura brasileira.

O VMB 4 não é apenas um evento esportivo, é um marco para o Rio de Janeiro. Com milhares de turistas de todo o mundo escolhendo a Cidade Maravilhosa como seu destino durante a alta temporada, a Capoeira se apresenta como uma oportunidade singular para destacar a riqueza da cultura brasileira. Embora o VMB 4 aconteça somente em janeiro, a procura por ingresso já começou. Os interessados devem acessar o link da bio no Instagram @vmb.capoeira.

Saiba mais sobre o VMB e Capoeira, aqui