Faixa-preta cearense brilha no American National de Jiu-Jitsu e mira o Mundial Master: ‘Vou trabalhar duro’

Faixa-preta cearense brilha no American National de Jiu-Jitsu e mira o Mundial Master: ‘Vou trabalhar duro’

Por Mateus Machado

Realizado no último final de semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o American National de Jiu-Jitsu, organizado pela IBJJF, contou com grandes feras da arte suave em ação. Entre os masters, um dos destaques foi Jackson Matos, que faturou a medalha de ouro na disputa sem quimono em sua categoria e ainda garantiu o bronze com o pano.

Em entrevista à TATAME, o faixa-preta revelou toda a superação que foi necessária para chegar até as conquistas, sobretudo, por causa de uma lesão quase o impediu de competir. No fim, o esforço foi recompensado, como o próprio lutador contou a seguir.

“Lutar o American National foi um desafio imenso, não só pelo alto nível da competição, mas por estar com uma lesão séria nas costelas, que tornou o meu treino limitado e cheio de incertezas de como seria o meu desempenho com esse problema. Mas tudo foi superado com a conquista desse título que eu tanto trabalhei para ganhar. A maior lição que eu pude concluir é que não se conquista nada sozinho. Graças a Deus eu pude contar com amigos que me apoiaram nesse momento delicado e não poderia deixar de mencionar o Vagner, Marcello Alcantar e Jasmin Alcântara, que foram fenomenais, além de toda minha família, que sempre está ao meu lado. Agradeço ainda todos da minha equipe, Checkmat Pace”, celebrou Jackson, que também falou um pouco sobre a sua história na arte suave.

jacksonmatos1
Jackson Matos vem em alta nas competições sem quimono da IBJJF (Foto IBJJF)

“Eu treino Jiu-Jitsu há aproximadamente 16 anos e comecei na arte suave com o mestre Aílton Barbosa, tendo outros excelentes professores, como o Ronaldo Cruz, que me ajudaram a me tornar o atleta que sou hoje. Estou nos EUA agora para competir o máximo que eu puder e meus últimos resultados nessa temporada foram o título do American National No-Gi, o ouro no Denver International Open Gi e No-Gi, o título do Orlando Spring International e também do Atlanta International, todos esses da IBJJF. Além disso, fui vice-campeão no Miami Winter International, bronze no absoluto do Orlando Spring International e bronze no peso aberto na disputa do Denver International No-Gi”, destacou o casca-grossa, que por fim, falou sobre seus próximos planos relacionados à arte suave.

“O próximo compromisso será no Mundial Master de Jiu-Jitsu da IBJJF, que acontece em agosto, em Las Vegas, e que irei trabalhar duro para conquistar esse título para o Ceará. Trata-se da principal competição no mundo da arte suave entre os masters”, concluiu.