Festival de Lutas retorna no sábado (22) com Jiu-Jitsu como atração
No próximo sábado (22), acontece a segunda etapa do Festival de Lutas da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. O evento, totalmente gratuito e voltado para crianças e adolescentes de projetos sociais, irá acontecer no Velódromo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ), a partir das 9h (horário de Brasília).
Após o sucesso da primeira etapa, que contou com lutas de Boxe e Muay Thai, agora vai ser a vez do Jiu-Jitsu entrar em cena. E além dos duelos no tatame, a estrutura do evento – com organização da FJJD-Rio – terá oficinas, brinquedos, distribuição de brindes e seminários.
Um dos seminários, inclusive, será comandando pela dupla Márcio de Deus e Gabi Pessanha, professor e aluna, respectivamente, e duas referências na arte suave. Gabi, vale citar, é a atual campeã mundial peso e absoluto no adulto faixa-preta pela IBJJF, e celebrou a oportunidade de retribuir o carinho que tem recebido dos fãs.
“É muito gratificante (poder fazer esse seminário no Festival de Lutas). Me lembro que, anos atrás, eu que ia para os campeonatos ver Leandro Lo, Marcus Buchecha, Luiza Monteiro, Monique Elias e outras feras. Na primeira vez que encontrei a Monique pedi para tirar uma foto, ela foi super solícita e só de ter me respondido eu já fiquei realizada. Esse sentimento eu carrego até hoje, mas agora os papeis se inverteram. São as pessoas que pedem para tirar foto comigo, ficam ‘caramba é a Gabi’, então fico feliz de ser uma referência através do Jiu-Jitsu”, disse Pessanha.
“Quando eu olho para trás, muitas pessoas me inspiraram, e hoje fico feliz de servir de inspiração. Eu valorizo muito isso, tiro foto com os fãs, converso, porque eu lembro como coisas assim me motivavam quando eu estava começando”, completou a campeã de 21 anos.
Marcado para o sábado (22), o seminário vai ser voltado a jovens de 11 a 15 anos, e só poderão participar os atletas inscritos no Festival de Lutas. Na opinião de Márcio de Deus, faixa-preta de Jiu-Jitsu, professor da Gabi e líder de projeto social, ações como essa liderada pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca, e pelo deputado estadual Anderson Moraes, são fundamentais.
“Eu acredito que esse também deve ser um dos deveres do Estado, promover o esporte dentro das comunidades, pois sabemos como é difícil a realidade desses jovens. O esporte pode, sim, dar uma nova perspectiva de vida, então a ideia do Festival de Lutas colabora e muito nesse sentido”, opinou Márcio, antes de encerrar sobre o seminário com Gabi:
“Todo professor se realiza com o sucesso dos seus alunos. A Gabi é minha aluna há 11 anos, desde pequenininha, então ver ela brilhando com certeza me deixa feliz e dividir o tatame com ela será especial. Sem contar a parte técnica, porque hoje ela é a melhor faixa-preta do mundo”.
Vale lembrar ainda que a terceira e última etapa do Festival de Lutas está marcada para o dia 20 de fevereiro, no Ginásio Municipal de Mesquita, novamente com o Jiu-Jitsu como atração.
SERVIÇO:
Festival de Lutas (Jiu-Jitsu)
Data: 22/01 (sábado)
Horário: 9 horas (de Brasília)
Local: Velódromo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ)