Primeira edição do Festival Escola de Luta acontece neste sábado (17), na Ilha do Governador-RJ; saiba mais

Primeira edição do Festival Escola de Luta acontece neste sábado (17), na Ilha do Governador-RJ; saiba mais

O esporte muda vidas! Por isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – promove, neste sábado (17), o 1º Festival Escola de Luta, na Vila Olímpica da Ilha do Governador. Ao todo, cerca de 500 pessoas, entre alunos e professores, vão participar das vivências de várias modalidades entre Capoeira, Jiu-Jitsu, Judô, Boxe, Luta Livre Esportiva e Muay Thai. O evento contará com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de Esportes, Guilherme Schleder, e da subsecretária-executiva de Esportes, Anna Laura.

A ideia do Festival Escola de Luta começou em 2021, quando foi aprovada a Lei 6875/21 do Vereador Marcelo Arar, que prevê a inclusão de lutas e artes marciais nas escolas da rede pública municipal – a maior rede pública de ensino da América Latina. O projeto cresceu e hoje não funciona apenas em escolas, mas em academias e espaços públicos, tendo como objetivo a ampliação da oferta dessas modalidades esportivas para um número maior de cariocas.

Atualmente a Escola de Luta atende aproximadamente 2.000 alunos em toda a cidade do Rio, divididos em 35 núcleos. E no sábado (17), a partir das 9h, eles se reunião no primeiro grande encontro de núcleos. Faixa-preta da GFTeam, Arthur Gogó é um dos professores do projeto e mostrou empolgação para o festival.

“Estamos com a previsão de receber 500 alunos entre crianças e adultos, e no evento vamos demonstrar um pouco das atividades que temos espalhadas pelo Rio de Janeiro. A arte marcial tem o poder da socialização, onde não se separa por gênero, raça, religião ou classe social. Além disso, a prática regular do esporte e de atividades físicas traz inúmeros privilégios ao corpo e à mente das pessoas em seu cotidiano”, afirmou Arthur.

Arthur Gogó elogiou iniciativa do Festival Escola de Luta (Foto divulgação)

Arthur Gogó elogiou iniciativa do Festival Escola de Luta (Foto divulgação)

Anna Laura, subsecretária-executiva de Esportes, também falou sobre a importância do 1º Festival Escola de Luta, que chega para fomentar ainda mais a mudança de vidas através do esporte e da educação.

“O esporte é uma ferramenta poderosa na formação das pessoas, principalmente das crianças e jovens. E as artes marciais são muito importantes para a disciplina, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento social, formação do caráter e crescimento da autoconfiança. Para nós da SMEL é um orgulho poder viabilizar projetos como esse e ver de perto a mudança que ele promove na vida dos alunos”, encerrou.

WhatsApp Image 2023 06 15 at 17.32.32 e1686945411134

Saiba mais sobre o 1º Festival Escola de Luta, aqui