Festival Olga Kos de Artes Marciais reúne mais de 200 atletas com deficiência intelectual; saiba mais

Publicidade

Nos dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo), o ginásio Mané Garrincha, localizado na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), na Zona Sul do São Paulo, recebe o 2º Festival Olga Kos de Artes Marciais, promovido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural. Cerca de 240 pessoas, de 6 a 50 anos, participantes de 12 oficinas de Caratê e Taekwondo, oferecidas gratuitamente pelo instituto, devem comparecer ao evento. “Quase 90% dos atletas têm algum tipo de deficiência intelectual”, diz Caetano Altenfelder, coordenador de departamento de esportes do IOK. “O restante é socialmente vulnerável.”

O primeiro dia, 21, sábado, que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, vai ser dedicado ao Taekwondo. A programação começa às 10h e vai até às 13h. Além de apresentações de beneficiários e professores, haverá uma demonstração de Taekwondo Dance feita pelo MCM Taekwondo Team, da professora Priscila Marangoni. A modalidade alia os movimentos tradicionais do Taekwondo com os de Street Dance e dança contemporânea, além de saltos e rolamentos.

No dia seguinte, domingo, será a vez do Caratê ganhar destaque. A programação segue o mesmo modelo do dia anterior e vai contar com uma apresentação de taikô, a percussão japonesa feita com tambores. “A ideia do festival é promover a inclusão e mostrar que é possível criar um evento desse tipo com pessoas com deficiência”, afirma Altenfelder.

As oficinas de Caratê e Taekwondo do Instituto Olga Kos trabalham, além de aspectos físicos e motores, a consciência corporal, a interação social e a participação da família no processo de inclusão social. Contando com uma equipe multidisciplinar que envolve, entre outros profissionais, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos, a prática das artes marciais também beneficia os indivíduos em aspectos comportamentais como respeito e disciplina.

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade