Filme que conta história de Tererê vira tema em programa da TATAME e detalhes do longa são revelados
Resenha TATAME recebeu atores e demais personagens que foram responsáveis por produzir filme que conta história do lendário Fernando Tererê
Filme que conta a história do multicampeão Fernando Tererê foi tema do programa Resenha TATAME (Foto: Divulgação)
Realizado na última terça-feira (30), o programa Resenha TATAME #30 teve o seu foco direcionado no filme “O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê“, que é um dos nomes mais emblemáticos e queridos na história do Jiu-Jitsu. Ao longo de mais de uma hora de programa, recebemos nomes que fizeram parte do filme, como os atores Raphael Logam (que interpreta Tererê no longa), Jefferson Brasil e Luiz Otávio.
No bate-papo, também tivemos a participação de Eduardo Ferro, que fez parte da produção do longa, e também das feras Muzio de Angelis e Alan Finfou, que ajudaram a abrilhantar ainda mais a conversa, onde foram revelados alguns importantes detalhes que estarão presentes no filme, como surgiu a ideia de produzir, entre outros assuntos.
Confira abaixo o programa na íntegra:
Confira a sinopse do filme
O filme narra a saga de Fernando Tererê, desde suas origens humildes na comunidade do Cantagalo (RJ),até a consagração máxima nos tatames. Uma vocação incomum para o esporte o faz sagrar-se campeão mundial precocemente. Mas eis que no auge de sua trajetória, Tererê acaba deixando-se levar pelas badaladas festas, regadas sempre a bebidas, mulheres e “drogas sociais”.
Como era de se esperar, esse contato acaba sendo desastroso, e nesse momento acontecia com Tererê o que ele lutou a vida toda para que jamais acontecesse com os outros. Tererê havia sucumbido às drogas. O consumo excessivo, aliado a uma esquizofrenia não diagnosticada o faz, em surto, agredir uma aeromoça durante um voo comercial Miami–Brasil. Preso nos EUA por suspeita de terrorismo, o atleta só seria liberado após interferência do Itamaraty.
Três meses depois de detido pelo FBI, ele finalmente conseguia retornar ao Brasil. Já completamente dominado pelo vício, Tererê “reside” por oito anos seguidos em uma Cracolândia, no Rio de Janeiro. Vício esse que, em seu ápice, o faz vender sua faixa-preta, por apenas cinco reais, a um antigo aluno de seu projeto social, chamado Alan Finfou. Mas anos depois de praticamente chegar ao fundo do poço, Tererê protagonizaria a maior volta por cima o qual já se teve conhecimento no esporte, superando o vício e retornando quase que milagrosamente às competições.
Em sua retomada, um dos seus primeiros adversários seria ninguém menos do que o próprio Alan Finfou. O mesmo aluno a quem vendera sua faixa preta há alguns anos. Mas esta luta jamais aconteceu, pois o leal discípulo recusou o duelo diante de centenas de apreensivos torcedores, devolvendo a seu mestre neste momento não apenas a sua faixa, mas também o seu orgulho e sua dignidade.