Flávio Dente, Luis Henrique KLB e o cirurgião Bruno Chagas debatem consequências dos traumas na cabeça

Publicidade

Em encontro organizado pela TATAME, Flávio Dente – árbitro e faixa-preta de Jiu-Jitsu -, Luis Henrique KLB – lutador de MMA – e o cirurgião Bruno Chagas, especializado na área buco-maxilo-facial, debateram as consequências dos traumas na cabeça para lutadores.

Na opinião de Bruno, especialista do Centro de Deformidades da Face (CDF) do Rio de Janeiro, a melhor maneira de se evitar maiores problemas em decorrência dos golpes na cabeça é a partir da observação, tanto do árbitro central, como do médico de plantão no evento em questão.

“A melhor forma de prevenir é a partir da observação do árbitro. Reparar em algum edema na região dos olhos, sangramento, ali já tem que parar. Geralmente é de praxe, mas em alguns casos a luta segue e isso pode gerar algum problema mais sério, como no caso do (Tony) Ferguson, que sofreu uma fratura do osso orbital. Então, o principal é isso, a observação do árbitro e o atendimento médico o mais rápido possível”, contou o cirurgião, completando sobre a sua área de atuação:

“A cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial é uma especialidade que trata de todos os ossos da face, das fraturas, tumores e cistos na boca, e acho que seria importante todos os eventos de luta terem um profissional da área por perto para acompanhar os atletas”.

Ex-lutador do UFC, o casca-grossa Luis Henrique KLB passou um pouco da visão do lutador, destacando que muitas vezes os atletas ignoram os riscos, escondendo alguma lesão e seguindo no confronto.

“Muitos atletas, vamos dizer assim, sofrem alguma lesão, mas assumem o risco, continuam na luta. Para quem é atleta, para quem luta, é muito difícil parar, mas depois que o calor da luta passa, é preciso cuidar logo, e no UFC, por exemplo, que é o maior evento de MMA do mundo, eles dão todo o suporte necessário”.

Confira o bate-papo na íntegra:

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade