Francis Ngannou abre o jogo sobre saída do UFC e diz: ‘Naquele contrato, eu não estava livre’

Francis Ngannou abre o jogo sobre saída do UFC e diz: ‘Naquele contrato, eu não estava livre’

Demorou, mas a novela envolvendo Francis Ngannou e UFC chegou ao fim. O “final feliz”, porém, depende do ponto de vista de cada um, afinal, Ngannou deixou a organização como campeão dos pesados e agora é um agente livre para decidir seu futuro. A notícia foi confirmada por Dana White, presidente do Ultimate, que no último fim de semana também anunciou Jon Jones x Ciryl Gane pelo título até 120kg,

Em entrevista ao programa “The MMA Hour“, o camaronês deu sua versão sobre a saída do UFC após não renovar o contrato. Segundo Francis Ngannou, o fato de ele não ter alguns pedidos atendidos, como poder lutar Boxe e planos de saúde para todos os atletas da companhia, pesaram na decisão.

“Nesse contrato, não estou livre. Não sou um contratante independente, não tenho direitos. Eu dou todos o poder para vocês (UFC). Eu vi no passado como vocês podem utilizar esse poder contra mim, e eu não quero isso. Sei que fiz tudo certo, não tenho arrependimentos. Não faria nada diferente se tivesse que fazer de novo”, afirmou o peso-pesado, que ainda revelou ter recusado uma proposta de US$ 8 milhões (cerca de R$ 41 milhões) para enfrentar Jon Jones.

Sobre a declaração de Dana White de que ele se tornaria o peso-pesado mais bem pago de todos os tempos caso renovasse o contrato, Francis Ngannou rebateu: “Isso é tudo narrativa deles e não pode ser provado. Eu realmente queria que desse certo, mas não a qualquer custo. Eles (UFC) não queriam nada com o Boxe. Estavam tipo ‘se, e somente se e de boa fé’, e eu não aposto nisso”, disse o ex-campeão, que completou a respeito dos planos de saúde:

“Eu só queria que eles soubessem que era algo que eu queria e que considerassem isso, mas eles disseram que ‘não’, eles não conhecem esse tipo de negócio. Hoje em dia, plano de saúde não é um problema pra mim, porém e os caras que estão começando? Eles não podem pagar. Eu já estive lá, então é algo que carrego no meu coração”.

Francis Ngannou está em fase final de recuperação de uma lesão (Foto reprodução Instagram)

Francis Ngannou está em fase final de recuperação de uma lesão (Foto reprodução Instagram)

Por fim, Francis Ngannou fez questão de ressaltar que nem tudo se trata de dinheiro e despistou sobre o próximo passo da sua carreira, alegando apenas que deseja estar em algum lugar onde ele seja tratado com respeito e se sinta livre.

“Uma hora senti que eles estavam jogando dinheiro na minha cara, e tipo: ‘Pegue o dinheiro e cale a boca’. E isso não poderia acontecer. Era uma questão de princípio naquele momento. (…) Acho que só preciso de algum respeito, mais respeito pelo menos. Isso é muito importante. Preciso de alguma liberdade também, sentir que sou um homem livre, que controlo meu destino. Não quero que alguém decida por mim. Acho que sou homem o suficiente para decidir por mim mesmo”, finalizou.

Atualmente aos 36 anos, Ngannou estava no UFC desde 2015 e vinha de seis vitórias seguidas – cinco delas por nocaute. Em sua trajetória no MMA, o camaronês acumula 17 triunfos e três reveses. Agora, resta saber se ele irá procurar uma nova casa nas artes marciais mistas ou investir no Boxe.

Saiba mais sobre Francis Ngannou, aqui