Atual campeã ouro duplo no Mundial (2021), Europeu e Pan (2022), Gabi Pessanha não poderia fazer diferente no Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, em Barueri (SP). Na tarde deste domingo (8), a lutadora da Infight/MD venceu a divisão dos super-pesados e o absoluto para confirmar mais uma dobradinha na faixa-preta adulto. Já no masculino, o grande campeão do peso-aberto foi Gutemberg Pereira que finalizou Marcus Scooby. Os dois finalistas não chegaram as finais das divisões.
Além dos campeões absolutos, que são sempre destaques, o Brasileiro de Jiu-Jitsu também marcou o primeiro título de Mica Galvão como faixa-preta na competição. O jovem de 18 anos, que venceu o GP do BJJ Stars há uma semana, conquistou o peso-médio. Já o bicampeão mundial Nicholas Meregali faturou o tetra do torneio ao finalizar Fellipe Andrew.
Gabi fatura ouro duplo
Um dos principais nomes do Jiu-Jitsu na atualidade, Gabi Pessanha confirmou o favoritismo e venceu o ouro duplo no Brasileiro. A lutadora da Infight/MD teve como primeira tarefa neste domingo finalizar Claire-France Thévenon na final da categoria dos super-pesados. Mais tarde, encarou a experiente e multicampeã Fernanda Mazzelli. A carioca foi impondo seu jogo ofensivo diante da adversária, abriu 9 a 0 nos pontos e finalizou com um estrangulamento. Esses foram os primeiros dois títulos da atleta na competição como faixa-preta.
Mazzelli também buscava o ouro duplo na tradicional competição. A tri mundial venceu a categoria dos pesados ao derrotar Graciele del Fava por 5 a 0 e chegou ao sexto título no Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Berg é campeão absoluto
A final do absoluto masculino foi disputada a cada detalhe. Marcus Scooby abriu 2 a 0 nos pontos, mas isso não tirou o ímpeto de Gutemberg Pereira. Com movimentação, o lutador da GFTeam igualou o placar em 2 a 2 – e 1 a 1 em vantagens. Após equilíbrio, Berg foi progredindo o jogo, abriu 16 a 2 e finalizou com um katagatame. Essa foi a primeira medalha dourada do atleta no campeonato.
Finais masculinas
Na decisão pelo ouro no peso-galo, Rodrigo Otávio derrotou Welerson Gonçalves por 2 a 0 nos pontos em um confronto disputado até o último segundo. O lutador da Dreat Art conquistou o seu primeiro Brasileiro de Jiu-Jitsu na faixa-preta. Em grande fase neste começo de trajetória na faixa-preta, Diogo Reis bateu Cleber Clandestino por 8 a 0 nos pontos e ficou com o título nos plumas. Já campeão mundial, o ainda jovem Fabrício Andrey teve uma grande performance contra Kennedy Maciel e venceu por 8 a 2 nos pontos para ficar com a medalha dourada nos penas.
No peso-leve, Pablo Lavaselli derrotou Luiz Felipe dos Santos no combate de dois atletas da Nova União. O embate terminou em 2 a 2 nos pontos, mas com duas vantagens favoráveis ao argentino. Uma semana após fazer história e conquistar o GP dos médios do BJJ Stars 8, Mica Galvão se tornou campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu pela primeira vez na faixa-preta. O lutador da Fight Sports viu Servio Tulio abrir 2 a 0 no placar, mas reagiu rápido, raspou e foi para montada. Com 6 a 2, o peso-médio foi em busca da finalização, que veio com um armlock.
Ver essa foto no Instagram
Nos meio-pesados, Matheus Spirandeli finalizou Rafael Paganini com um triângulo e ficou com o primeiro título no nacional. Com amplo domínio na final dos pesados, Rider Zuchi abriu 5 a 0 nos pontos e finalizou Leon Brito com um mata-leão. É a primeira vez que o lutador conquista o Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Em uma das decisões mais aguardadas, Nicholas Meregali e Fellipe Andrew fizeram uma disputa acirrada na primeira metade pelo ouro nos super-pesados. No entanto, já na parte final, o lutador da Dream Art acelerou, abriu 9 a 2 nos pontos e finalizou com um estrangulamento para confirmar o tetracampeonato. Por fim, na disputa pela medalha dourada nos pesadíssimos, o norte-americano Manson Fowler finalizou Pedro Pimenta em luta animada e conquistou o Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Finais femininas
Na final do peso-galo, a favorita Mayssa Bastos impôs o ritmo diante de Mariana Rolszt, abriu 6 a 0 e finalizou com um estrangulamento pelas costas. Esse é o primeiro ouro da atleta no Brasileiro de Jiu-Jitsu. Na batalha pela medalha dourada no pluma, Brenda Larissa travou uma disputa acirrada com Jessica Caroline, mas se sobressaiu no andamento da luta e, após abrir 6 a 2 nos pontos, finalizou com um estrangulamento para coroar sua primeira conquista no nacional.
Ver essa foto no Instagram
Na decisão do peso-pena, Bia Basílio acelerou o ritmo e finalizou Renata D’Avila com uma americana em aproximadamente de dois minutos de confronto. É o segundo título da lutadora da Almeida Jiu-Jitsu na competição. No duelo pelo título no peso-leve, Nathalie Ribeiro derrotou Vivi Vieira por 4 a 0 nos pontos e conquistou o título. Foi a primeira vez que a atleta venceu o Brasileiro de Jiu-Jitsu na faixa-preta.
Na final dos médios, Andressa Cintra levou a melhor após dez minutos ao aplicar 8 a 2 nos pontos em Chloé McNally e conquistou o primeiro Brasileiro de Jiu-Jitsu na elite da arte suave. Em uma das decisões femininas mais acirradas, Sábatha Lais e Elisabeth Clay ficaram no empate em 0 a 0 nos pontos, mas a brasileira venceu por 3 a 2 nas vantagens e conquistou o bicampeonato no torneio.
Confira os resultados do Brasileiro de Jiu-Jitsu:
>> Faixa-preta / adulto / masculino
Peso-galo: Rodrigo Otávio derrotou Welerson Gonçalves por 2 a 0 nos pontos
Peso-pluma: Diogo Reis derrotou Cleber Fernandes por 8 a 0 nos pontos
Peso-pena: Fabrício Andrey derrotou Kennedy Maciel por 8 a 2 nos pontos
Peso-leve: Pablo Lavaselli derrotou Luiz Felipe dos Santos por 2 a 0 nas vantagens
Peso-médio: Mica Galvão finalizou Servio Tulio com um armlock
Peso-meio-pesado: Matheus Spirandeli finalizou Rafael Paganini com um triângulo
Peso-pesado: Rider Zuchi finalizou Leon Brito com um mata-leão
Peso-super-pesado: Nicholas Meregali finalizou Fellipe Andrew com um estrangulamento
Pesadíssimo: Manson Fowler finalizou Pedro Pimenta com um estrangulamento
Absoluto: Gutemberg Pereira finalizou Marcus Scooby com um katagatame
>> Faixa-preta / adulto / feminino
Peso-galo: Mayssa Bastos finalizou Mariana Rolszt com um estrangulamento pelas costas
Peso-pluma: Brenda Larissa finalizou Jessica Caroline com um estrangulamento pelas costas
Peso-pena: Bia Basílio finalizou Renata D’Avila com uma americana
Peso-leve: Nathalie Ribeiro derrotou Vivi Vieira por 4 a 0 nos pontos
Peso-médio: Andressa Cintra derrotou Chloé McNally por 8 a 2 nos pontos
Peso-meio-pesado: Sábatha Lais derrotou Elisabeth Clay por 3 a 2 nas vantagens
Peso-pesado: Fernanda Mazzelli derrotou Graciele del Fava por 5 a 0 pontos
Peso-super-pesado: Gabi Pessanha finalizou Claire-France Thévenon com um estrangulamento na montada
Absoluto: Gabi Pessanha finalizou Fernanda Mazzelli com um estrangulamento