Gabi Garcia e Felipe Preguiça confirmam aposentadoria após término do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF

Gabi Garcia e Felipe Preguiça confirmam aposentadoria após o término do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, encerrado no último domingo (12); confira

Gabi Garcia e Felipe Preguiça confirmam aposentadoria após término do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF

Gabi Garcia e Felipe Preguiça confirmaram aposentadoria das competições de quimono

Encerrado no último domingo (12), na Califórnia (EUA), o Mundial de Jiu-Jitsu 2021 da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) marcou a despedida de dois atletas que fizeram história ao longo dos últimos anos na competição. Gabi Garcia e Felipe Preguiça deixaram a faixa-preta no tatame e sinalizaram a aposentadoria dentro da competição mais importante da arte suave.

Nove vezes campeã mundial de Jiu-Jitsu e presente no Hall da Fama da IBJJF, Gabi Garcia entrou em ação no Mundial deste ano, e após encerrar sua participação no torneio, publicou um texto em suas redes sociais onde confirmou sua aposentadoria do tradicional campeonato, que voltou a ser realizado após a edição de 2020 ter sido cancelada por conta da Covid-19.

“Obrigado, Jiu-Jitsu! Ontem foi um dos dias mais felizes da minha vida! Eu fui a mais vaiada da história e ontem vi todos me aplaudirem de pé, vi pessoas chorando, e os agradecimentos foram inúmeros! Meu sonho era lutar mais um Mundial, era agradecer ao quimono e a IBJJF por tudo! Eu lutei contra todas as gerações do esporte, mas eu lutei mesmo para as pessoas lembrarem quem é a Gabi Garcia.

Assusta quando eu entro para lutar e todos os fotógrafos estão ali esperando o melhor ângulo. Eu já fui uma delas, minha única preocupação era que horas eu iria comer e treinar. Mas depois de 6 anos eu precisava estar ali, meus alunos todos vibrando, e eles sabem o quanto eu amo este esporte. Eu lembro da frase do meu mestre: ‘Você prefere ser famosa ou ter dinheiro?’ Eu respondi ser famosa.

Mas a fama é um vinho ruim que te traz alegria, mas no dia seguinte, uma dor de cabeça insuportável! Eu amo estar no Mundial, eu precisava encerrar essa carreira de competidora no lugar onde me levou a ser quem eu sou. Eu sempre busquei o ouro, mas eu sempre amei o caminho, sempre amei me desafiar e depois de 6 anos, eu vi que a derrota doeu, mas eu sabia que não tinha dado meu máximo para ela!

O meu obrigado fica para a pessoa que fez a Gabi, que mostrou com trabalho que mulher pode ganhar mais que homem, sim, e isso depende do seu trabalho e não de quem você é. Da pessoa que eu tenho tatuado o nome na minha pele! Que até hoje puxa minha orelha e fala verdades que doem! Ontem eu lutei de ALLIANCE, lutei de Gabi! Obrigado, Fábio Gurgel! Que mais atletas desacreditados encontrem um MESTRE na vida! Você mudou a minha vida e na derrota ou na vitória, você sempre esteve ali. Ao meu mestre, hoje eu posso responder: “VOCÊ ME DEU FAMA, sucesso e dinheiro”.

Hora de fazer os meus campeões na MINHA Alliance Eastvale! Obrigado toda IBJJF, mestre Carlinhos, Andre, Siriema, a todos os árbitros e aqueles montam e desmontam o nosso palco, não existiriam as estrelas sem vocês! Agora preciso descansar do pior ano da minha vida pessoal e nos vemos no ADCC, onde eu tenho tempo e cabeça para me preparar! Que vocês, meninas, não deixem essas portas fecharem! Lutem por vocês, como eu sempre lutei por mim”, escreveu Gabi Garcia.

Quem também anunciou a aposentadoria do Mundial, assim como Gabi Garcia, foi Felipe Preguiça. Após se sagrar campeão do absoluto faixa-preta no último domingo, com a desclassificação de Nicholas Meregali, o atleta da Gracie Barra foi mais um a deixar sua faixa-preta no tatame, sinalizando sua despedida, e também publicou um texto em sua conta oficial no Instagram.

“Sendo campeão absoluto da IBJJF, estou fechando um ciclo de muitos anos da minha vida lutando de quimono com chave de ouro. O Jiu-Jitsu de quimono me formou, me acompanhou desde aquele menino faixa branca de barbante, com apenas um sonho, até o dia de hoje, e sou muito grato por tudo que me proporcionou. Todos os grandes momentos, vitórias, aprendizados, amizades, independência financeira e boas histórias que vou lembrar por toda minha vida!

Termino essa caminhada com títulos Mundiais da IBJJF, Brasileiros, Europeu e World Pro Abu Dhabi, todos esses eventos tendo o título absoluto! Ainda tenho muita lenha pra queimar e meu foco agora vai ser no grappling para o ADCC 2022, Super Lutas e para migrar para o MMA. Que Deus nos abençoe nessa nova caminhada, ansioso pelo que está por vir! Gratidão a todos professores e mestres pelos ensinamentos nessa trajetória”, disse Preguiça.

A tendência é que Gabi Garcia e Felipe Preguiça estejam presentes na próxima edição do ADCC, que acontece no ano que vem. O evento está marcado para acontecer nos dias 17 e 18 de setembro de 2022, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Para conferir mais notícias de Gabi Garcia e Felipe Preguiça, clique aqui