Mais uma: equipe GFTeam Tomar confirma presença no Europeu de Jiu-Jitsu 2023 da ISBJJA, em Portugal
Liderada pelo brasileiro Luís Assunção, GFTeam Tomar prometeu força total no campeonato da ISBJJA, em outubro
GFTeam Tomar vai em busca de títulos no Europeu da ISBJJA (Foto divulgação)
* Oriundo da equipe GFTeam Rio das Pedras, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde também teve um projeto social de Jiu-Jitsu, o professor Luís Assunção está morando há três anos na cidade de Tomar, no estado de Santarém, no centro de Portugal. A região é conhecida por ser a casa dos cavaleiros templários.
Na encantadora cidade, onde se encontra o famoso “Castelo dos Cavaleiros Templários”, ele fundou a Associação Luso-Brasileira de Grappling, filiada à GFTeam Tomar, e organiza o Campeonato Guerreiro Templário.
Antes de chegar na Europa, Luís deu aulas nos Estados Unidos, e quando decidiu ir para Portugal, ele elegeu uma cidade na qual o Jiu-Jitsu ainda não existia para fundar a sua equipe. Desde então, o faixa-preta brasileiro tem feito um trabalho de excelência com a arte suave através da GFTeam Tomar na pequena cidade medieval.
Segundo ele, não foi nada fácil chegar no interior de Portugal e começar um trabalho de “formiguinha”, onde a academia mais próxima a dele fica a 40km de distância. “Desejo que o esporte cresça ainda mais e um campeonato desse porte só tem valor para agregar”, declarou o professor, fazendo referência ao Europeu 2023 da ISBJJA, marcado para os dias 21 e 22 de outubro, em Coimbra, Portugal.
“Queremos crescer, mais ainda, com o Europeu de Jiu-Jitsu 2023 e para isso nossa equipe já está inscrita no evento da ISBJJA – em parceria com a CBJJD. Tenho certeza que a organização será com toda a qualidade e seriedade que a gente já conhece dos campeonatos no Brasil. Coimbra foi uma excelente escolha por ser uma cidade importantíssima em Portugal, juntamente com Porto e Lisboa”, acrescentou.
Luís Assunção contou que, tanto ele quanto sua equipe, são incansáveis em trabalhar pela profissionalização, cada vez maior, da arte suave em Portugal. E afirmou também que o esporte já cresceu muito, mas que seu potencial é infinito, podendo atingir um patamar bem elevado, seja voltado para estilo de vida ou competição.
“Tem gente voltada para competir; tem aqueles que só querem o ‘lifestyle’ do Jiu-Jitsu e tem aqueles que misturam tudo e querem os dois: a competição; o estilo de vida; a filosofia e a alimentação”, concluiu o líder da GFTeam Tomar.
As inscrições para o Europeu da ISBJJA, vale citar, já estão abertas: www.isbjj.com.
Saiba mais sobre Jiu-Jitsu e a GFTeam Tomar, aqui
- Texto por Marucha Daniotti