Gordon Ryan derrota Rousimar Toquinho no World Jiu-Jistu Festival; Tanquinho e Bia Basílio são destaques no fim de semana

Uma semana após o ADCC, maior torneio de luta agarrada do mundo, Gordon Ryan, ouro duplo no evento, teve um importante desafio contra o brasileiro Rousimar Toquinho pelo World Jiu-Jitsu Festival. O campeonato tinha regra de 15 minutos e só valia finalização ou decisão dos árbitros. O norte-americano impôs o seu ritmo de luta, não finalizou, mas saiu com a vitória.
O evento foi disputado no sábado (4) e domingo (5), na Califórnia (EUA), e contou com outros destaques. Rafael Lovato Jr, atual campeão dos médios do Bellator, finalizou Richie Martinez com uma kimura. Mickey Musumeci, Diego Sem Noção e Edwin Najmi finalizaram Joseph Lee, Bill Cooper e Mathias Luna, respectivamente.
Tanquinho brilha no F2W 127
Outro campeão do ADCC que brilhou no fim de semana foi Augusto Tanquinho. O lutador da Soul Fighters manteve a excelente fase e derrotou o compatriota Matheus Gabriel por decisão dividida. O casca-grossa garantiu o título No-Gi da organização no peso-leve. Na outra disputa de cinturão, no evento que foi realizado em Dallas (EUA), Vitor Oliveira, também via decisão dos árbitros, superou Rafael Formiga e se tornou campeão dos meio-médios na categoria master. O evento ainda teve a vitória de Luanna Alzuguir sobre Chelsah Lyons.
Bia Basílio brilha em Barueri
Bia Basílio, campeã da categoria até 66kg do ADCC, também retornou aos tatames uma semana depois e colocou mais uma medalha de ouro no peito. A lutadora da Almeida Jiu-Jitsu foi campeã da divisão até 62kg do Abu Dhabi International Pro em Barueri, São Paulo. O torneio foi organizado pela FBJJ (Federação Brasileira de Jiu-Jitsu) com a chancela da AJP (antiga UAEJJF). O evento distribuiu cerca de 20 passagens e inscrições para o Abu Dhabi Grand Slam do Rio de Janeiro, no começo do próximo mês.
A AJP, pelo mundo, ainda realizou o International Pro Osijek e o National Pro no Panamá.
Opens da IBJJF
A IBJJF realizou três Opens neste fim de semana. Em Salt Lake City, nos Estados Unidos, o destaque na faixa-preta foi Renato Tagliari, da Caio Terra Association, que faturou peso e absoluto. Já em Charlotte, também nos EUA, Caio Paganini, da Alliance, foi ouro no peso e absoluto. Nos dois eventos não tiveram disputas entre as mulheres na faixa-preta adulto.
Em Tel Aviv (ISR), Thomas Loubersanes, Tropa de Elite, foi ouro duplo entre os homens. Já nas disputas femininas, a casca-grossa Cláudia do Val brilhou e ficou com as medalhas de ouro no peso e absoluto.