Gordon Ryan trouxe novidades para o Grappling? Brigadeiro abre o jogo: ‘Eu fazia em 1996’

Marcelo Brigadeiro declarou que muitos movimentos executados por Gordon Ryan ele já conhece há quase 30 anos; confira

Gordon Ryan trouxe novidades para o Grappling? Brigadeiro abre o jogo: ‘Eu fazia em 1996’

Marcelo Brigadeiro falou sobre Gordon Ryan em entrevista recente (Foto: Reprodução)

Maior nome do Grappling mundial na atualidade, Gordon Ryan tem brilhado no esporte nos últimos anos não “apenas” com títulos, mas também com desempenhos memoráveis. O norte-americano vem mostrando um grande domínio na modalidade, mas há quem diga que o jogo apresentado pelo “King” em seus confrontos não é nenhuma “novidade”.

Marcelo Brigadeiro, ex-lutador e hoje treinador e empresário, participou do podcast “TouroCast”, comandado pelo ex-lutador do UFC Rogério Minotouro, onde falou que, muitos dos movimentos usados por Gordon Ryan em suas lutas, ele já utilizava no ano de 1996, mas que com o tempo, foram esquecidos, sendo muitos deles oriundos da Luta-Livre, modalidade que já revelou ter sido campeão de diversos torneios.

“Poucos atletas fazem a meia-guarda sem quimono, porque ela tem uma particularidade. Com você suado, é muito difícil conseguir fazer, mas você consegue fazer alguns ajustes ali com as pernas. Você tem que fazer um outro tipo de cadeado, que te dá uma mobilidade maior. No século passado, Jiu-Jitsu e Luta-livre era praticamente uma coisa só. Os atletas treinavam juntos, trocavam experiências e técnicas, mas com o tempo foram separadas e hoje são diferentes. São técnicas parecidas, mas com movimentos diferentes. Muita coisa que o público vê hoje, com o Gordon Ryan fazendo, eu aprendi e fazia em 1996, e já deviam fazer nos anos 80”, declarou Marcelo Brigadeiro.

Estrela do Grappling nos dias atuais, Gordon Ryan tem 29 anos e está invicto desde maio de 2018. O americano competiu pela última vez em agosto do ano passado, no ADCC 2024, onde fez duas superlutas, contra os brasileiros Felipe Preguiça e Yuri Simões, vencendo ambos por pontos.

Para conferir mais notícias sobre Gordon Ryan, clique aqui