Governo Federal formaliza parcerias para implementação do projeto social de José Aldo

Governo Federal formaliza parcerias para implementação do projeto social de José Aldo

O Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, vem ao longo do último exercício mapeando ações que potencializam o esporte e gerem inclusão social. Desta forma, por meio da expertise do José Aldo e dos frutos do projeto social denominado Escola de Lutas – implementado no Complexo da Maré e do Morro Azul -, que atende mais de mil crianças e adolescentes com intuito de despertar o gosto pela atividade física, proporcionando benefícios à saúde e à convivência social, como espírito de cooperação e disciplina.

A parceria veio através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) com os municípios de Itatiaia (RJ), Miguel Pereira (RJ), Barra do Piraí (RJ), Silva Jardim (RJ) e Guarulhos (SP) para o novo projeto, denominado Formando Campeões, que possibilitará a expansão das atividades de referência da Escola de Lutas. O secretário especial Marcelo Magalhães destacou a importância da ampliação de projetos de políticas públicas e do esporte como propulsor de inclusão social, saúde e geração de emprego.

“Acreditamos na transformação de vidas e realidades pelo esporte, e José Aldo é um dos maiores exemplos disso. O Formando Campeões é um projeto construído conjuntamente, focado na formação integral das crianças e adolescentes tendo como fio condutor o desenvolvimento de valores e habilidades que se apresentam de forma evidente nos esportes. Além do fortalecimento de vínculos, da geração de empregos e renda para os profissionais da área. As atividades terão início assim que as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus permitirem a gente começar”, projetou o secretário especial.

O Formando Campeões é um projeto de inclusão social que visa fomentar as modalidades de lutas e artes marciais para crianças, adolescentes e jovens voltados para o desenvolvimento da cidadania, educação para o protagonismo social, construção de valores em prol da promoção social. José Aldo, ex-campeão do UFC e lenda do MMA, ressaltou a importância de ampliar as ações das artes marciais.

“É uma honra poder colaborar na construção desse projeto, as lutas e artes marciais propiciam trabalhar valores e habilidades que qualificam o processo educacional das crianças, adolescentes e jovens e o impacto na vida deles, não só na qualidade de vida e na geração de saúde, mas na construção do cidadão, no sentimento de pertencimento, no resgate da autoestima e na promoção do potencial. Eu sei como o esporte é condutor de desafios e de oportunidades, mudou a minha realidade! Meu papel é incentivá-los”.

Prefeitos de Miguel Pereira (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Guarulhos (SP) falaram sobre:

André Português (prefeito de Miguel Pereira): “Para a gente será um marco de ampliação das ações de desporto e lazer, um momento incrível que apesar da pandemia do coronavírus, temos a perspectiva de execução de ações futuras para geração de qualidade de vidas para nossas crianças e adolescentes. Estamos nos preparando para colocar em prática esse projeto que já nasceu campeão”.

Mário Esteves (prefeito de Barra do Paraí): “O projeto Formando Campeões será oportunidade de atividades no contra turno escolar para crianças e adolescentes trabalhando a vida em sociedade por meio das filosofias das lutas e artes marciais, fortalecendo o processo educacional. Estamos alegres de estarmos alinhados ao Governo Federal e poder executar um projeto tão especial”.

Gustavo Henric Costa (prefeito de Guarulhos): “Sei da importância das lutas e das artes marciais na vida dos jovens, e o Formando Campeões é uma iniciativa inovadora que converge educação, saúde e cidadania a partir dessas confluências. Para Guarulhos será essencial para pós-pandemia ampliarmos as atividades de esporte, fortalecendo qualidade de vida e potencializando os vínculos sociais de maneira lúdica”.

A estimativa é atender cerca de 5.200 alunos após a estruturação da parceria e a liberação das atividades devido as restrições do coronavírus. Para mais informações: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/noticias_esporte/parceria-com-projeto-do-bicampeao-do-ufc-jose-aldo-vai-levar-artes-marciais-a-mais-de-cinco-mil-jovens-no-rio-de-janeiro