Grand Slam da UAEJJF chega ao fim no World Pro após grande temporada; relembre os melhores momentos
Por Diogo Santarém, Mateus Machado e Yago Rédua
O Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour 2017/18 mais uma vez protagonizou um verdadeiro espetáculo ao redor do mundo. O Circuito passou por cinco países nesta temporada e, como de costume, distribuiu uma alta premiação em dinheiro para fomentar cada vez mais o desenvolvimento da arte suave. Destaque para a festa no Rio de Janeiro, que teve três dias de competições no Parque Olímpico da Cidade Maravilhosa.
- Abu Dhabi World Pro completa 10 anos e UAEJJF promete ‘festa inesquecível’
- Saggioro, Negromonte e Alexander Trans brilham no ‘King of Mats’ da UAEJJF
Cada vez mais consolidado no calendário do Jiu-Jitsu mundial, o Grand Slam da UAEJJF foi destaque na temporada 2017/18. O evento rodou cinco países (Estados Unidos, Japão, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Inglaterra) e proporcionou aos fãs de arte suave lutas memoráveis, sem contar nos mais US$ 800 mil distribuídos em premiações para os atletas, marca sem precedentes e que ressalta o profissionalismo da Federação com o esporte.
A temporada foi aberta no dia 15 de julho de 2017, em Tóquio (JAP), na Messe Convention Center. A segunda parada foi em Los Angeles (EUA), no LA Conventer Center, nos dias 23 e 24 de setembro. O Rio de Janeiro recebeu a maior etapa, com três dias de evento (10, 11 e 12 novembro) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, e centenas de atletas em ação.
Nos primeiros dias deste ano, 12 e 13 de janeiro, foi a vez da Ipic Arena, em Abu Dhabi (EAU), sediar a quarta e penúltima etapa. Já nos dias 10 e 11 de março, o evento na Copper Box Arena, em Londres, na Inglaterra, colocou um ponto final no atual Circuito.
Abertura na Terra do Sol Nascente
A primeira etapa contou com diversas feras da arte suave em ação nos tatames japoneses. Além dos destaques no feminino faixas-marrom/preta e no masculino faixa-preta, a competição contou com a disputa do “Legends” entre Alexandre Café e Ricco Rodriguez. No final, o brasileiro saiu vencedor, e desta forma terá um novo desafio em busca do cinturão.
No adulto faixa-preta, Roberto Satoshi conquistou o título na categoria até 77kg e Isaque Bahiense foi o grande campeão na divisão até 85kg. Já nas faixas-marrom/preta, Nathiely Jesus foi a dona da classe de peso até 90kg, enquanto Mayssa Bastos e Larissa Paes venceram as divisões 49kg e 62kg, respectivamente, entre outros destaques.
Parada de luxo em Los Angeles
Após uma excelente estreia de temporada no Japão, o Grand Slam cruzou o mundo e desembarcou em Los Angeles, na Califórnia (EUA). Por lá, grandes nomes deram show e se consagram no “novo celeiro” da arte suave. José Carlos “Cocó”, João Miyao, Renato Canuto, Victor Silvério, Lucas Hulk e Igor Silva foram os principais destaques no masculino.
Entre as mulheres, Mayssa Bastos e Nathiely Jesus conquistaram o bicampeonato. A experiente Luiza Monteiro também apareceu como uma das campeãs, assim como Ana Carolina Vieira, irmã do casca-grossa Rodolfo Vieira, somando mais um título pra conta.
Festa do Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro
A expectativa foi confirmada, e o Rio de Janeiro viveu dias únicos com muito esporte, clima familiar e lazer. Maior evento de Jiu-Jitsu da América Latina e um dos maiores do mundo, o Abu Dhabi Grand Slam da UAEJJF retornou à Cidade Maravilhosa para sua edição 2017/18, e mais uma vez proporcionou disputas pra lá de interessantes e provou ao público, que compareceu à Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, o valor da arte suave.
O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, contou com mais de três mil atletas de variadas graduações e idades. O sucesso estrondoso foi nítido também nas arquibancadas do ginásio que, durante os três dias, recebeu um ótimo público e contou com a presença de muitas feras do esporte. Dentro dos tatames, o grande destaque ficou para o confronto de “Legends” entre dois cascas-grossas. Rafael Carino derrotou Carlão Barreto em um duelo marcado pelo respeito recíproco dos dois ícones do Jiu-Jitsu.
Já no masculino adulto faixa-preta, Isaque Bahiense e José Carlos “Cocó” conquistaram suas segundas medalhas de ouro no Circuito. Hiago George foi outro destaque, assim como Hugo Marques e a fera Patrick Gáudio, que abrilhantaram o evento no Rio de Janeiro.
Entre as mulheres, nas faixas-marrom/preta, Mayssa Bastos se manteve 100% na temporada, Ana Carolina Vieira repetiu sua atuação de Los Angeles e garantiu mais um ouro, enquanto a multicampeã Bia Mesquita e Do Val também triunfaram em solo carioca.
Alto nível nos tatames de Abu Dhabi
A quarta etapa foi liderada pelo brilho da família Miyao, com os irmãos Paulo e João dominando na capital dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, José Carlos “Cocó” conquistou sua terceira medalha dourada na temporada. Charles Negromonte, Helton Silva e Igor Silva também subiram ao lugar mais alto do pódio na faixa preta entre os homens. Entre as mulheres, o destaque ficou com alemã Charlotte Von Baumgarten, campeã.
Ponto final na Terra da Rainha
Para coroar uma temporada espetacular, o Circuito foi fechado em Londres, na Inglaterra. Assim como na etapa de Abu Dhabi, Paulo Miyao também saiu vencedor, e José Carlos “Cocó” colocou a quarta medalha de ouro no peito, encerrando o Grand Slam em alta. Jaime Canuto, Isaque Bahiense, Thiago Sá e Jackson Sousa também foram campeões.
No adulto feminino, destaque para Ana Carolina Vieira, que garantiu sua terceira medalha dourada na temporada, e para a alemã Charlotte Von Baumgarten, que levou sua segunda.
Jiu-Jitsu para todos
Uma das bandeiras que a UAEJJF levanta e carrega por todo mundo é a do Parajiu-Jitsu. Todos os cinco torneios do Grand Slam tiveram competições para lutadores com algum tipo de deficiência, o que ajuda a tornar a modalidade cada vez mais democrática e acessível a todos, sem qualquer tipo de restrição. É a caminhada constante em busca de evolução e do sonho de transformar o Jiu-Jitsu em um esporte olímpico, e com acessibilidade para todos.