Hall da Fama UFC: 4 Brasileiros marcados na história do MMA
O Brasil tem um papel significativo na história do Ultimate Fighting Championship (UFC) e isso é evidente através da presença de vários atletas brasileiros no Hall da Fama do UFC.
O Hall da Fama foi criado para homenagear os indivíduos que tiveram um impacto significativo no esporte dentro do Ultimate.
Há décadas o Brasil vem dominando os principais lugares do UFC, em diferentes categorias, e nada mais justo do que alguns dos maiores nomes figurarem no Hall da Fama, não é mesmo?
Confira no artigo abaixo quem são as maiores figuras do UFC no Brasil e conheça um pouco mais das suas respectivas histórias.
Quem são os 3 brasileiros presentes no Hall da Fama do UFC?
Royce Gracie, Rodrigo Minotauro e Anderson Silva estão entre os brasileiros marcados na história do esporte que representa o MMA.
Royce Gracie
Um desses lutadores é Royce Gracie, cuja contribuição para o esporte é incomensurável. Ele é um dos primeiros campeões do UFC e é conhecido por ter popularizado o Jiu-Jitsu brasileiro no mundo do MMA.
Os primeiros registros da prática de Jiu-Jitsu vem da família Gracie Barra, por isso o Royce teve tanta dominância frente aos seus oponentes.
Gracie, que foi introduzido no Hall da Fama em 2003, é amplamente reconhecido como um pioneiro que ajudou a se moldar o UFC no que ele é hoje.
Rodrigo Minotauro
Outro lutador brasileiro que foi homenageado desta maneira é o lendário Antônio Rodrigo Nogueira, também conhecido como “Minotauro”.
Ele se destacou no peso-pesado do UFC e é lembrado por sua incrível habilidade de resistir a danos e fazer viradas espetaculares em suas lutas. Minotauro foi introduzido no Hall da Fama em 2016.
Anderson Silva
O mais recente brasileiro indicado ao Hall da Fama é o icônico Anderson Silva, que foi nomeado em março de 2023. Silva é amplamente considerado um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos e deteve o cinturão dos médios do UFC por um período recorde.
Conhecido como “Spider”, é um dos maiores lutadores da história do MMA e teve uma carreira de sucesso no UFC. Ele é especialmente lembrado por sua incrível sequência de vitórias no campeonato dos médios, onde deteve o título durante um período recorde de sete anos.
A inclusão de Anderson Silva neste grupo ilustre é um testemunho de sua incrível carreira e contribuição para o MMA.
Existem outros atletas indicados ao Hall da Fama?
Sim! José Aldo, lenda das categorias leves, também foi indicado Hall da Fama do UFC, mas ainda não recebeu tal homenagem. Sua candidatura está sendo analisada, e provavelmente Aldo se tornará o 4º brasileiro desta lista seleta de atletas.
Mauricio “Shogun” Rua e seu oponente Dan Henderson também foram introduzidos no Hall da Fama por sua batalha épica no UFC 139, que é considerada uma das maiores lutas na história do esporte.
Esta luta ocorreu em 2011 e foi reconhecida na categoria “Lutas” do Hall da Fama em 2020. Apesar de não ser uma premiação individual, Shogun deve se sentir honrado por estar entre os grandes nomes do esporte.
Estes atletas não só fizeram contribuições significativas para o UFC, mas também ajudaram a elevar o perfil do MMA no Brasil e em todo o mundo.
A sua inclusão no Hall da Fama do UFC é um testemunho do seu talento, habilidade e influência duradoura desta geração de brasileiros vitoriosos no maior palco do mundo no esporte.