Idealizador do podcast MMA Hoje, Raphael Auad, cita edições marcantes com Rickson, GPS e Renzo; confira
Dono de um dos podcasts e canal do YouTube mais relevante quando o assunto é luta, Raphael Auad é o idealizador e apresentador do MMA Hoje. No ar desde agosto de 2018 e com quase 300 episódio, o programa já recebeu nomes como Rickson Gracie, Renzo Gracie, Georges St-Pierre, José Aldo, Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva, Charles do Bronx, Vitor Belfort, entre outros.
O MMA Hoje já coleciona números impressionantes, são mais de 12 milhões de visualizações. Raphael comentou sobre o sucesso no podcast nas plataformas de áudio e também no YouTube.
“Fico muito feliz com o resultado. O brasileiro consome o conteúdo de forma diferente do americano, mas já temos números expressivos na Spotify Brasil e isso é motivo de muito orgulho. A resposta do público aos meus conteúdos, me motiva diariamente a buscar evoluir no projeto cada vez mais”, relatou Raphael Auad , que reside há alguns anos nos Estados Unidos.
Entre tantas lendas e personalidades marcantes do MMA e Jiu-Jitsu que teve a oportunidade de entrevistar, Raphael, que pratica arte suave, relembrou três marcantes: “O podcast com o Mestre Rickson Gracie e com o ex-campeão do UFC Georges St-Pierre foram muito especiais. Um dos meus grandes favoritos foi o que fiz com o mestre Renzo Gracie na academia de Nova York. O fato de estar ali sentado junto com ele, num lugar que é considerado um templo do Jiu-Jitsu mundial, foi muito especial. Este momento sempre ficará guardado na minha memória”, apontou.
Confira outros trechos da entrevista:
– Início da paixão pelo MMA
Acho que como a grande maioria dos fãs de lutas, o primeiro UFC foi um divisor de águas. Sempre fui ligado em lutas, desde a adolescência. Lembro de ir com amigos na locadora de vídeos pra alugar a primeira edição do evento. Também assistia muito Vale-Tudo. Desde moleque, eu já ficava nas madrugadas acordado assistindo o extinto PRIDE na Band… Lembro, claramente, de ver as lutas do Rickson Gracie, Ryan, Wanderlei Silva, Shogun, Ricardo Arona, entre outros. O PRIDE era diferenciado, deixa saudades até hoje.
– Ideia de criar o MMA hoje
Resido nos Estados Unidos há alguns anos e sempre fui um consumidor assíduo de podcasts por aqui. E, em 2017, eu sentia falta de um conteúdo voltado para o universo das artes marciais em português. Então, fui desenvolvendo a ideia e, em 2018, comecei a gravar alguns episódios com o meu amigo e lutador do UFC, o Paulo Borrachinha. O primeiro episódio do MMA Hoje foi ao ar em agosto de 2018. Hoje, vejo que já existem outros podcasts do mesmo segmento no Brasil, mas em 2017 e 2018, quando iniciamos, era possível contar nos dedos.
– Crescimento na pandemia
Neste período senti que a busca foi muito maior. O que me deu mais gás e motivação para seguir convidando os grandes atletas para compartilharem comigo suas trajetórias e levarmos mais entretenimento e conteúdo ao público, já que os eventos esportivos haviam cessado durante o período de lockdown. O público se encontrava sedento e me senti na missão de compensá-los com o meu conteúdo. Os números aumentaram muito de lá pra cá. O meu público se divide entre o canal do YouTube e as plataformas digitais, como Spotify Brasil, Apple e outras.
– Novidades para 2022
Realizarei algumas mudanças no cenário e irei começar a trazer alguns convidados ao estúdio. Acho que fica uma pegada diferente, o papo flui mais e valerá a pena investir nesta nova ideia. Já sobre as temáticas dos conteúdos, o formato continuará o mesmo, papo aberto, livre, descontraído e sem agenda! Esse é o formato que eu acredito e isso é podcast!