Preparador de Mayssa, McComb, Bia Basílio e Fechter, Ítallo Vilardo destaca aproveitamento no Mundial

Publicidade

Preparador físico especializado em lutas, Ítallo Vilardo teve vários atletas disputando o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, campeonato que chegou ao fim no último domingo (12), na Califórnia (EUA). Porém, quatro mulheres roubaram a cena no adulto faixa-preta.

No peso-galo, a jovem Mayssa Bastos faturou o título após finalizar todas as lutas, enquanto no peso-pena, das quatro atletas que compuseram o pódio do Mundial 2021, três treinam com supervisão de Ítallo. Gabrielle McComb ficou em primeiro, Bia Basílio em segundo e Gabriela Fechter em terceiro.

“O sentimento é de dever cumprido. Saber que eu fiz o meu melhor para que as atletas extraíssem o melhor delas sendo totalmente imparcial. Cada uma delas tem uma característica única e trabalhamos em cima das necessidades individualmente, que vão além das partes física e técnica. Ser campeão é uma soma de fatores e saber que contribui é muito gratificante”, disse Ítallo, destacando que, além da preparação física, a dedicação das quatro faixas-preta nos treinamentos foi fundamental para o bom resultado.

“A preparação física sempre vai ser um complemento, nunca a parte principal. No caso delas, cada uma atuou como um complemento diferente, buscando que todas melhorassem suas valências e deficiências”, completou ele, que também é faixa-preta de Jiu-Jitsu.

Por fim, Ítallo destacou a importância cada vez maior de o atleta ter uma equipe multidisciplinar – incluindo um preparador físico. Para ele, o que hoje é tendência no futuro será obrigatório.

“Cada vez mais a parte física é exigida. Há 10 anos eram raros os atletas que realmente faziam um acompanhamento nesse sentido, e isso foi aumentando a cada ano. Hoje em dia já tem faixa-azul com equipe multidisciplinar. E quanto mais cedo começar, melhor”, encerrou.

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade