Preparador de Mayssa, McComb, Bia Basílio e Fechter, Ítallo Vilardo destaca aproveitamento no Mundial

Preparador de Mayssa, McComb, Bia Basílio e Fechter, Ítallo Vilardo destaca aproveitamento no Mundial

Preparador físico especializado em lutas, Ítallo Vilardo teve vários atletas disputando o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, campeonato que chegou ao fim no último domingo (12), na Califórnia (EUA). Porém, quatro mulheres roubaram a cena no adulto faixa-preta.

No peso-galo, a jovem Mayssa Bastos faturou o título após finalizar todas as lutas, enquanto no peso-pena, das quatro atletas que compuseram o pódio do Mundial 2021, três treinam com supervisão de Ítallo. Gabrielle McComb ficou em primeiro, Bia Basílio em segundo e Gabriela Fechter em terceiro.

“O sentimento é de dever cumprido. Saber que eu fiz o meu melhor para que as atletas extraíssem o melhor delas sendo totalmente imparcial. Cada uma delas tem uma característica única e trabalhamos em cima das necessidades individualmente, que vão além das partes física e técnica. Ser campeão é uma soma de fatores e saber que contribui é muito gratificante”, disse Ítallo, destacando que, além da preparação física, a dedicação das quatro faixas-preta nos treinamentos foi fundamental para o bom resultado.

“A preparação física sempre vai ser um complemento, nunca a parte principal. No caso delas, cada uma atuou como um complemento diferente, buscando que todas melhorassem suas valências e deficiências”, completou ele, que também é faixa-preta de Jiu-Jitsu.

Por fim, Ítallo destacou a importância cada vez maior de o atleta ter uma equipe multidisciplinar – incluindo um preparador físico. Para ele, o que hoje é tendência no futuro será obrigatório.

“Cada vez mais a parte física é exigida. Há 10 anos eram raros os atletas que realmente faziam um acompanhamento nesse sentido, e isso foi aumentando a cada ano. Hoje em dia já tem faixa-azul com equipe multidisciplinar. E quanto mais cedo começar, melhor”, encerrou.