Jackson Sousa destaca valor do Circuito Rio Mineirinho para sua carreira no Jiu-Jitsu: ‘Foi muito importante na minha vida’

Jackson Sousa destaca valor do Circuito Rio Mineirinho para sua carreira no Jiu-Jitsu: ‘Foi muito importante na minha vida’

Figura carimbada nos principais eventos de Jiu-Jitsu do circuito mundial e sempre favorito ao título, Jackson Sousa ganhou projeção na arte suave competindo no Circuito Rio Mineirinho. O faixa-preta da Checkmat, que atualmente mora em Londres (ING), conquistou sua primeira passagem para o Mundial da IBJJF em 2013, através da FJJD-Rio. Na época, o lutador ainda competia na faixa-marrom e conseguiu ser campeão mundial. Desta forma, galgou seus primeiros passos na elite.

Em contato à TATAME, Jackson contou a importância da FJJD-Rio para a sua carreira: “Realmente, o Gavazza foi e é uma pessoa muito importante no cenário do Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro. Era uma competição onde ele dava oportunidades dos atletas se destacarem no torneio e, ao mesmo tempo, dava oportunidades para os atletas viajarem para competir na IBJJF, pelo Campeonato Mundial”, disse o faixa-preta, que seguiu:

“Lembro que disputei as etapas e ganhei praticamente todas na faixa-marrom. Ao final das etapas, eu ganhei a passagem para o Mundial, em 2013. Ao mesmo tempo, lembro de um grande evento que ele fez no Maracanãzinho, onde ele organizou uma competição que deu passagens para todas as faixas, da azul à preta. Foi um período muito bom. Eu estava muito focado nos meus treinamentos, porque sabia que teria uma chance de pisar nos Estados Unidos caso eu tivesse um bom desempenho no evento. Acabei me destacando e tendo essa chance, que foi muito importante na minha vida”, concluiu Jackson Sousa.

Referência no mundo das lutas carioca, Rogério Gavazza organiza eventos de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro desde 1992, quando deu origem a Copa Gavazza. Em 2008, foi fundada da Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-Rio) e, consequentemente, o já tradicional Circuito Rio Mineirinho.