Jackson Sousa é apontado inocente em investigação sobre assédio sexual

Jackson Sousa é apontado inocente em investigação sobre assédio sexual

Jackson Sousa teve a inocência apontada em uma investigação privada na Inglaterra (Foto: Reprodução/Instagram)

Acusado de assédio sexual por algumas mulheres, incluindo a também lutadora Samantha Cook, Jackson Sousa foi declarado inocente em uma investigação na Inglaterra. O Comitê Independente – vinculado a Checkmat Hammersmaith e ao Safeguarding (ato de proteger criança e adulto vulneráveis) – não encontrou provas e classificou como “falsas” e “sem méritos” as acusações feitas através de postagem nas redes sociais. Os registros foram feitos entre agosto e setembro.

Em comunicado enviado à TATAME, o advogado de Jackson relatou: “O Sr. Sousa vai agora tentar limpar o seu nome perante todos os lugares onde foi suspenso, visto que o lutador pretende continuar a regressar ao topo da sua profissão”, disse Patel sobre o faixa-preta de Jiu-Jitsu.

Com as denúncias nas redes sociais, o lutador perdeu patrocínios e também foi retirado de eventos em que tinha lutas marcadas. Além disso, foi suspenso pela equipe CheckMat. Apesar da investigação apontar para a inocência, Jackson ainda segue afastado do time.

À TATAME, Leo Vieira, líder da CheckMat, comentou: “Eu tenho noção e consciência de tudo o que tem acontecido, dessa investigação que aconteceu. Acho que dentro da situação, ele precisa provar a inocência. Agora, a equipe tem a sua carta de valores e responsabilidade social, com atletas e professores. Então, a situação do Jackson está sendo acompanhada de perto”.

A TATAME procurou a faixa-preta Samantha Cook, mas não conseguiu estabelecer contato. A reportagem segue à disposição, caso a britânica queira falar sobre o assunto.

Confira o comunicado na íntegra:

Jackson Sousa foi inocentado das acusações de má conduta perante um Comitê Independente de Revisão. Aconselhado e representado por Yasin Patel, o lutador condecorado foi “julgado pelas redes sociais” depois que acusações e alegações circularam e foram ao ar em várias plataformas de mídia social em todo o mundo, levando à perda de patrocinadores e lutas.

No entanto, perante uma Comissão Disciplinar em Londres, os investigadores chegaram à conclusão de que o Sr. Sousa não era culpado de qualquer delito após ter contestado as acusações contra si como falsas e sem mérito. Ao dar seu depoimento, ele prestou contas completas. O Sr. Sousa vai agora tentar limpar o seu nome perante todos os corpos onde foi suspenso, visto que o lutador pretende continuar a regressar ao topo da sua profissão”.