Primeiro campeão peso-leve, americano Jens Pulver é introduzido no Hall da Fama do UFC

Primeiro campeão peso-leve, americano Jens Pulver é introduzido no Hall da Fama do UFC

No último sábado (11), durante o UFC 284, realizado em Perth, na Austrália, a organização anunciou que o ex-campeão dos leves, Jens Pulver, será introduzido na classe de 2023 do Hall da Fama do UFC como “pioneiro”. A cerimônia de indução acontecerá durante a 11ª Semana Anual da Luta Internacional do Ultimate – que ocorre neste verão, em Las Vegas (EUA).

Jens Pulver é um pioneiro do esporte que não foi apenas o primeiro campeão dos leves na história do UFC, mas alguém que proporcionou alguns dos momentos mais memoráveis ​​do MMA”, disse o presidente Dana White. “Ninguém jamais esquecerá o nocaute sobre John Lewis ou a vitória sobre BJ Penn no primeiro encontro deles, além da luta contra Urijah Faber em 2008, a maior da história do WEC na época. Jens podia fazer tudo no octógono, e será uma honra incluí-lo no Hall da Fama do UFC neste verão”.

Pulver entrará no Hall da Fama do UFC como o 18º membro da ala “pioneiros”, que inclui atletas que se profissionalizaram antes de 17 de novembro de 2000 (quando as regras unificadas das artes marciais mistas foram adotadas), têm idade mínima de 35 anos ou estão aposentados há um ano ou mais.

Veterano de 47 lutas em seus 14 anos de carreira profissional no MMA, o americano registrou um recorde de 27v-19d-1e, passando por UFC, PRIDE, Shooto e WEC, por exemplo. Ele ainda colecionou triunfos memoráveis diante de BJ Penn, Cub Swanson, Caol Uno, Joe Stevenson, Cole Escovedo, entre outros.

Primeiro campeão dos leves, Jens Pulver é o novo integrante do Hall da Fama do UFC (Foto divulgação)

Primeiro campeão dos leves, Jens Pulver é o novo integrante do Hall da Fama do UFC (Foto divulgação)

Trajetória no esporte de Jens Pulver

Pulver fez sua estreia no MMA competindo como parte do Bas Rutten Invitationals II, em 24 de abril e 1º de junho de 1999, onde registrou três vitórias e uma derrota no evento. Já o debute no Ultimate aconteceu em 24 de setembro do mesmo ano, pelo UFC 22, quando ele enfrentou Alfonso Alcarez em duelo que acabou empatado.

Na sequência, o americano venceu as suas próximas quatro lutas no UFC até faturar o na época cinturão peso-galo, em 2001, ao superar o japonês Caol Uno por decisão unânime dos jurados. Após o evento, a divisão foi renomeada para peso-leve, tornando Jens o primeiro campeão dos galos e leves do UFC.

Depois de defender o cinturão, durante os últimos seis anos de sua carreira, Pulver continuaria a enfrentar os melhores dos melhores em várias promoções de MMA, como WEC e Titan FC, antes de se aposentar em 23 de novembro de 2013.

Natural de Sunnyside, em Washington (EUA), Jens Pulver ingressou em um programa de Luta Livre juvenil na sexta série e competiu até o Ensino Médio, ganhando dois títulos estaduais como membro da Tahoma Senior High School, em Maple Valley. Ele também começou a lutar Boxe durante seu tempo no colégio.

No Wrestling universitário, o americano competiu pelo Highline Community College, em Des Moines, onde se tornou um NJCAA All-American. Ele então se transferiu para a Boise State University, onde competiu antes que uma lesão encerrasse sua carreira na modalidade. Pulver continuaria seus estudos na Boise State e se formaria em justiça criminal.

Após sua formatura, Jens Pulver fez a transição do Wrestling para as artes marciais mistas, treinando em vários campos antes de ingressar no Hall da Fama do UFC. Aos 48 anos, ele atualmente reside em Iowa, nos EUA, com sua esposa e dois filhos.