Campeã mundial master, brasileira supera cirurgia para brilhar em Las Vegas (EUA): ‘Superação’
Luciana Mota seguiu todo o protocolo de recuperação, voltou a treinar e foi coroada campeã mundial master
Luciana Mota foi campeã do Mundial Master de Jiu-Jitsu no fim de agosto (Foto: Reprodução)
Um torneio esportivo é sempre cercado de grandes histórias. Atletas superaram uma série de obstáculos antes e durante uma competição. O resultado final nem sempre é o mais importante neste processo. No Mundial Master de Jiu-Jitsu 2024, realizado no fim do último mês de agosto em Las Vegas (EUA), não foi diferente.
No entanto, essas histórias de superação forjam competidores em busca da medalha de ouro, como é o caso de Luciana Mota. A faixa-preta de Jiu-Jitsu, antes de triunfar no Mundial Master, teve uma luta de meses – fora do tatame – que a impulsionou ao lugar mais alto do pódio.
A brasileira, no começo deste ano, começou a apresentar dores nos seios. Com o passar dos dias, o desconforto foi aumentando e após exames, a atleta da Alliance precisou passar por uma cirurgia na região.
O processo cirúrgico aconteceu em janeiro de 2024 e o prazo para Luciana – talvez – voltar a treinar Jiu-Jitsu era de seis meses. Ou seja, apenas a partir de junho. Fora o tempo ausente dos tatames, a amazonense não tinha qualquer garantia médica de que iria poder voltar a competir mais uma vez. A lutadora seguiu todo o protocolo de recuperação, voltou a treinar e no fim de agosto estava sendo coroada campeã mundial master 1 na divisão dos meio-pesados.
“Aqui, não era contra alguém, não era contra sei lá quem fosse, era contra eu mesma. Fiz uma cirurgia em janeiro, eu achava que nunca mais eu ia voltar a treinar e agora estou aqui de novo. Voltando depois de sete ou oito meses. Aqui foi eu versus eu mesma, independente de quem estivesse aqui. Hoje foi superação”, disse Luciana emocionada à TATAME, logo após conquistar o Mundial Master de Jiu-Jitsu.
Ver essa foto no Instagram