Jiu-Jitsu: Mica Galvão, Gabi Pessanha e outras estrelas brilham no Grand Slam de Londres; resultados
Mica Galvão foi um dos destaques do Grand Slam de Jiu-Jitsu em Londres (Foto: AJP)
Em um torneio repleto de estrelas do Jiu-Jitsu, o Grand Slam de Londres, da AJP Tour, premiou seus fãs ao redor do mundo com lutas de tirar o fôlego. Durante o domingo (12), ídolos do esporte entraram em ação em busca da cobiçada medalha de ouro.
Atletas conhecidos do público como Micael Galvão, Gabi Pessanha, Ana Rodrigues e Meyran Alves conquistaram o título na faixa-preta adulto. Outras vitórias surpreendentes foram para Maria Silva e Izadora Silva, em duelos que levantaram a torcida na Copper Box Arena.
Confira abaixo os destaques do ADGS Londres de Jiu-Jitsu:
Faixa-preta – adulto – masculin
49kg: Zayed Alkatheeri x Yuri Hendrex
Mais um título expressivo para o currículo de Zayed Alkatheeri. Depois de largar atrás no placar, com ponto para Yuri Hendrex, Zayed foi para o triângulo. O perigo da finalização se estendeu até o final da luta, e Zayed conquistou o empate. Sendo o último a marcar, ele foi declarado campeão da etapa de Londres do Grand Slam de Jiu-Jitsu.
62kg: Leonardo Mario x Hiago George
Leonardo Mario conseguiu mais uma vez o primeiro lugar do pódio. Depois de vencer duas lutas no caminho para a final, ele estava escalado para lutar contra o companheiro de equipe Hiago George, mas Hiago não apareceu. Leonardo Mario conquistou a medalha de ouro e seus pontos no ranking da faixa-preta.
69kg: Meyran Alves x Thiago Macedo
Meyran Maquine garantiu outro título AJP. Em duelo contra Thiago Macedo, o atleta da Dream Art evitou as constantes tentativas de queda de Thiago. Depois de se defender dos ataques, Meyran puxou para a guarda, raspou direto para as costas e finalizou com um estrangulamento de arco e flecha.
77kg: Micael Galvão x Max Lindblad
Performance impecável do fenômeno de Manaus em Londres. Depois de finalizar duas lutas, contra Larman Leon no armlock e André Cantanhede no estrangulamento, Mica encarou Max Lindblad pelo ouro. Apenas 34s foram suficientes para a estrela do Jiu-Jitsu mundial pegar Max no single-leg, derrubá-lo e pegar as costas. Na sequência, foi direto para a gola e finalizou com um estrangulamento.
85kg: Jansen Ramos x Abdurahmanhaji Murtazaliev
Jansen Gomes conquistou a vitória após trabalhar com pressão na guarda de Abdurahman. Após conseguir um ponto ao quase passar a guarda, Jansen se estabilizou na posição norte-sul, indo para 4 a 0 no placar. Com domínio por cima, Jansen atacou com a kimura e finalizou com uma chave de ombro adaptada, batizada de Tarikoplata. Quis o destino que Jansen já tivesse derrotado o criador da posição, Tarik Hopstock, nas quartas de final, por pontos.
94kg: Catriel Rodrigues x Bruno Lima
Brasileiro radicado em Dubai, Catriel Oliveira saiu com a vitória decisiva para conquistar o ouro. Depois de uma luta equilibrada no tempo regulamentar, Catriel evitou a boa entrada de queda de Bruno Lima e contra-atacou encaixando uma pegada firme na cintura, que derrubou o oponente. Vitória e medalha de ouro para Catriel, grande promessa do Jiu-Jitsu.
120kg: Yatan Bueno x Helton Júnior
Yatan Bueno teve uma apresentação poderosa na final até 120kg. Após disputar quedas, Helton puxou para a guarda. Yatan então colocou seu jogo em ação. Em uma sequência de pontos, nas tentativas de pegar as costas, passar a guarda e aplicar uma joelhada na barriga, Yatan encerrou a luta na certa para finalizar com uma chave de braço, mas Helton defendeu bem. Fim da luta com placar de 9 a 0 para Yatan, que conquista mais um título importante no Jiu-Jitsu.
Faixa-preta – adulto – feminino
49kg: Diana Teixeira x Thaynara Victoria
Em duelo entre uma faixa-preta e uma faixa-roxa, Diana Thais enfrentou Thaynara Victoria, faixa-roxa que subiu de divisão pela conquista do World Pro 2022. Nos instantes finais da luta, Diana e Thaynara disputaram ataques no pé durante toda a luta. Com mais um ataque no pé, Diana venceu por 4 a 3 no placar.
55kg: Ana Rodrigues x Alexa Yanes
Mais um título para Ana Rodrigues no circuito mundia de Jiu-Jitsu da AJP – e no cenário internacional do Jiu-Jitsu. Depois de finalizar duas lutas no caminho para a final, Ana enfrentou Alexa Yanes. Ela abriu o placar levantando na dupla puxada. Com pressão, a faixa-preta da Dream Art conseguiu passar a guarda e manter o placar em 4 a 0 até o final da luta.
62kg: Maria Silva x Júlia Alves
Maria Claudia Silva foi o grande nome do dia na categoria até 62kg. Depois de vencer duas lutas, a atleta da Infight enfrentou Julia Alves, que trabalhou sua guarda afiada, mas quando tentou raspar usando a chave omoplata, não obteve sucesso. Maria não desperdiçou a oportunidade e atacou com um leglock, garantindo a vitória por finalização.
70kg: Izadora Silva x Ingridd Sousa
Izadora Silva conquistou o título em Londres no último lance da final. Em combate contra Ingridd Sousa, a faixa-preta abriu o placar, mas foi raspada por Ingridd, que colocou o placar em 2 a 1. Perto do fim da luta, Izadora ficou por cima e viu o cronômetro zerado. Após o final, na avaliação de Falcon Eye, os árbitros indicaram que ela tinha marcado ponto na tentativa de raspagem, levando a medalha de ouro por 2 a 2 em pontos.
95kg: Gabrieli Pessanha x Mayara Moreira
Gabrieli e Mayara chegaram à final após finalizarem as primeiras lutas. Na decisão, Gabi puxou para a guarda e raspou direto para a tomada de trás. Mesmo defendendo o pescoço, Mayara não resistiu ao ataque de Gabi, que finalizou com um cruzamento. A carioca confirmou mais um título na elite do Jiu-Jitsu.