Responsável por ‘afiar’ Jiu-Jitsu de Weili Zhang, brasileiro exalta evolução: ‘Absorve tudo bem fácil’

Pedro Jordão, que mora na China há mais de cinco anos, é o treinador de chão de Weili Zhang, nova campeã peso-palha do UFC; veja mais

Responsável por ‘afiar’ Jiu-Jitsu de Weili Zhang, brasileiro exalta evolução: ‘Absorve tudo bem fácil’

Pedro Jordão é treinador de Jiu-Jitsu de Weili Zhang, campeã peso-palha do UFC (Foto: Reprodução)

* Nova campeã peso-palha do UFC, Weili Zhang reconquistou o cinturão – que já esteve em sua posse entre 2019 e 2021 – no último dia 12 de novembro. Com uma atuação impecável, a chinesa não deu chances para Carla Esparza e finalizou a americana com um mata-leão no início do segundo round. Conhecida pela sua qualidade na luta em pé, Zhang adotou uma estratégia diferente visando esse confronto.

A lutadora e sua equipe já imaginavam que Carla Esparza viria para a luta determinada a trazer o duelo para o solo, sua especialidade. No entanto, Weili Zhang surpreendeu a oponente e veio com seu jogo de chão bem afiado, defendendo bem as investidas da então campeã. Prova disso foi o triunfo por finalização sem maiores dificuldades, no jogo que, teoricamente, era favorável a Esparza.

A desenvoltura da chinesa na luta agarrada pode ser creditada a Pedro Jordão, mineiro de Belo Horizonte que mora na China há mais de cinco anos e é responsável por ser o técnico de chão de Weili Zhang. Responsável por ter uma academia Gracie Barra no país asiático, o brasileiro disse que, apesar de não ter participado presencialmente deste último camp de Zhang, a atleta seguiu à risca as instruções que lhe foram passadas.

“Esse foi o único camp da Weili Zhang que eu não participei pessoalmente, mas foi exatamente essa a estratégia (adotada na disputa de cinturão contra Carla Esparza). Evitar as quedas e, quando ela estivesse por cima, usar o Jiu-Jitsu e o ground and pound, sempre buscando o nocaute ou finalização. Fico muito feliz que ela tenha conseguido finalizar, pois representa um trabalho de anos”, disse Pedro, em entrevista à TATAME.

Faixa-preta de Jiu-Jitsu desde 2010, Pedro Jordão falou, ao longo da entrevista, sobre a evolução de Weili Zhang no Jiu-Jitsu, como foi desenvolvido o trabalho com a chinesa na luta agarrada, entre outros assuntos.

Confira outros trechos do bate-papo:

– Das 23 vitórias da Weili Zhang no MMA, 11 são por nocaute e oito por finalização. Como você enxerga o Jiu-Jitsu da chinesa para o MMA e como são os treinos dela voltados para o Jiu-Jitsu ou o grappling como um todo? Ela curte treinar de quimono ou prefere No-Gi?

Quando eu cheguei na China, a Weili Zhang tinha apenas três lutas dentro do MMA, e sempre usando o Sanda dela. Diante disso, falei que se ela quisesse ficar boa de Jiu-Jitsu, ela teria que treinar de “pano” também. Nos primeiros anos, a Weili Zhang treinou muito de quimono e até competiu alguns campeonatos de Jiu-Jitsu. Com o tempo, ela ficou confiante no chão e as finalizações começaram a sair naturalmente. Até o dia que, depois de uma luta, em 2016, ela veio me falar: “eu não tenho mais medo de ir para chão”, e também depois de uma luta em que ela não tinha começado bem e depois finalizou, daí ela me disse “O Jiu-Jitsu me salvou hoje”.

– Vemos no UFC e até mesmo na categoria peso-palha atletas como um ótimo Jiu-Jitsu, caso até mesmo da Mackenzie Dern, que é multicampeã no Jiu-Jitsu e, mesmo que tenha perdido a última luta, é uma das grandes atletas da divisão. Você vê a Weili Zhang com potencial para bater de frente com Mackenzie no chão ou até mesmo com qualquer outra atleta da categoria?

A Mackenzie Dern é uma lutadora incrível e conquistou os principais títulos no Jiu-Jitsu. Claro que sabemos que (o Jiu-Jitsu) é o forte dela, mas também já vimos grandes campeões de Jiu-Jitsu sendo finalizados no MMA. Tudo pode acontecer.

– Como foi e está sendo desenvolvido o trabalho com a Weili Zhang no Jiu-Jitsu? O quanto você percebe que ela evoluiu e ainda pode melhorar/aperfeiçoar nos próximos anos, tendo em vista que ela já tem um jogo em pé muito sólido?

Ela está voltando para a China agora. Certamente vamos conversar, ajustar alguns detalhes e sempre tentar melhorar e aprimorar as suas habilidades. Sempre tem espaço para melhorar e eu costumo dizer que a Weili Zhang é uma esponja, absorve tudo muito fácil.

Pedro Jordão exaltou a evolução de Weili Zhang na luta agarrada ao longo dos últimos anos (Foto: Reprodução)

Pedro Jordão exaltou a evolução de Weili Zhang na luta agarrada ao longo dos últimos anos (Foto: Reprodução)

– Na categoria, de forma geral, os fãs de MMA acompanharam uma rotatividade. A Weili Zhang perdeu duas vezes para Rose Namajumas, que por sua vez, perdeu para a Carla Esparza. Agora a chinesa é campeã novamente. Como você enxerga esse giro na categoria? É possível um terceiro confronto com a Rose?

Tivemos, sim, uma rotatividade, mas as campeãs continuam as mesmas e acho que essa terceira luta com a Rose Namajunas vai acontecer em algum momento. Ela (Weili Zhang) sofreu um nocaute rápido na primeira luta, uma decisão dividida na segunda luta, e acredito muito que na próxima será a vez dela.

Para conferir mais notícias sobre Weili Zhang, clique aqui
  • Texto por Edson Gonçalves