José Aldo afirma que se considera o maior lutador brasileiro da história do MMA: ‘Eu fiz por onde’
Ex-campeão peso-pena do WEC e do UFC, José Aldo se coloca como o maior lutador brasileiro na história das artes marciais mistas; confira

José Aldo explicou polêmicas envolvendo seu nome nos últimos dias (Foto: Divulgação/UFC)
Ex-campeão peso-pena do WEC e do UFC, além de ex-desafiante ao cinturão peso-galo do Ultimate, José Aldo reinou por anos na divisão até 66kg e, por conta da sua trajetória vitoriosa no MMA, é considerado por muitos fãs da modalidade como um dos maiores lutadores brasileiros de todos os tempos nas artes marciais mistas.
Ao ser questionado sobre esse assunto, em entrevista ao programa “Cara a Tapa” no YouTube, José Aldo não teve “falsa modéstia” e deixou claro que se considera o maior lutador brasileiro de MMA na história. Para justificar tal status, o atleta da Nova União citou os títulos que conquistou como peso-pena e o fato de ter se reinventado na divisão peso-galo, onde chegou a disputar o cinturão dentro do UFC.
“Fácil, eu”, disse Aldo ao ser perguntado sobre quem seria o maior brasileiro da história do MMA. “Não é treta, é fácil. Ganho o título duas vezes, baixei de categoria, poderia muito bem dar uma estendida para lutar pelo título de novo. Respeito a história de todo mundo, mas eu sou o melhor. E fiz por onde. Trabalhei para caraca. Para mim, sou eu mesmo. Peguei um desafio novo, baixei de categoria, fui enfileirando todo mundo, fiz pelo título, perdi, recuperei de novo, estava indo bem até dar uma tropeçada agora de novo. Eu sou o maior (brasileiro) da história”, afirmou.
E entre os lutadores de todo o mundo, quem é o “GOAT” no MMA? Na opinião do manauara, nomes como Demetrius Johnson (ex-campeão peso-mosca do UFC e atual campeão peso-mosca do ONE Championship), Georges St-Pierre (ex-campeão meio-médio e peso-médio do Ultimate) e Fedor Emelianenko (ex-campeão peso-pesado do PRIDE) merecem estar entre os maiores nomes das artes marciais mistas na história.
“De conquistas, assim, (tem) Demetrious Johnson, que é um peso (mais) leve que ninguém fala mesmo, porque o bicho é pequenininho. Mas o Georges (St-Pierre) também foi um grande. Mas para mim, peso-pesado, Fedor (Emelianenko). Para mim, é um dos ícones. Quando o cara ficou dez anos (invicto no MMA), eu falei: ‘Caraca, eu quero bater o recorde desse cara’. E esse cara que eu me inspirava era o Fedor”, revelou José Aldo.
Atualmente com 36 anos de idade, José Aldo possui um cartel com 31 vitórias, sendo 17 delas por nocaute, e oito derrotas no MMA profissional. O brasileiro vinha embalado por três triunfos em sequência no UFC e, em caso de mais um resultado positivo, provavelmente seria colocado como próximo desafiante ao cinturão peso-galo. No entanto, em agosto, o “Campeão do Povo” foi superado por Merab Dvalishvili na decisão unânime dos jurados no card do UFC 278.

José Aldo disse que se considera o maior lutador brasileiro da história do MMA (Foto: Divulgação/UFC)