Judô: Ellen Santana perde disputa pelo bronze, mas garante melhor posição do Brasil no Grand Slam de Paris
A peso-médio Ellen Santana conquistou a melhor posição da Seleção Brasileira de Judô no Grand Slam de Paris. No último domingo (17), encerramento da competição, a brasileira encarou Hilde Jager na luta pelo bronze, mas sofreu um waza-ari e terminou o torneio em quinto lugar. O próximo compromisso da equipe nacional será o Grand Slam de Baku, de 5 a 7 de novembro.
Ellen estreou direto nas quarta de final, onde bateu Jemima Yeats-Brown, da Grã-Bretanha, por um waza-ari. Na semifinal, a brasileira não conseguiu passar pela japonesa Saki Niizoe que, com ippon, se classificou para a final, fazendo com que Ellen fosse disputar o bronze. No duelo pela medalha, ela encontrou dificuldades para encaixar a pegada e Jager levou a melhor na luta.
As etapas de Grand Slam têm grande peso no ranking mundial IJF, pois distribuem até mil pontos na classificação. A medalha de bronze vale 500 pontos, enquanto o quinto lugar vale 360 pontos.
Ainda no domingo, o meio-pesado Lucas Lima (100kg) ficou em sétimo lugar, anotando o melhor desempenho dos homens em Paris. Ele venceu Gonchigsuren Batkhuyag, da Mongólia, nas oitavas de final, por ippon. Em seguida, perdeu para o croata Zlatko Kumric, nas quartas. Já na repescagem caiu para o francês Cedric Olivar. Natasha Ferreira (48kg), Jéssica Pereira (57kg), Renan Torres (66kg), Willian Lima (66kg), David Lima (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Marcelo Gomes (90kg) e João Cesarino (+100kg) também representaram o Brasil no Grand Slam de Paris.