Judô: novato Guilherme Schimidt é medalha de ouro no Grand Slam de Antalya; confira os resultados
Guilherme é, até o momento, o principal nome do Judô brasileiro no Grand Slam na Turquia (Foto: IFJ)
A Seleção Brasileira de Judô segue apresentando ótimo desempenho no Grand Slam da Turquia. No sábado (2), o Brasil conseguiu uma medalha de ouro com Guilherme Schimidt (81kg) e um bronze com Maria Portela (70kg), além de um sétimo lugar de Ketleyn Quadros (63kg). Com isso, o país ocupa a vice-liderança do quadro geral de medalhas, empatado em medalhas com a seleção da França.
Maior destaque do Judô brasileiro em Antalya até o momento, Guilherme Schimidt, de 21 anos, mostrou enorme evolução desde que estreou pela equipe principal e derrubou adversários de peso para conquistar sua primeira medalha de ouro no Circuito Mundial. No caminho até a final, o brasileiro venceu o atual campeão mundial e número um da categoria, Matthias Casse, da Bélgica, revertendo uma desvantagem de um waza-ari no fim da luta e finalizando o combate com um waza-ari e três punições ao adversário.
Na decisão pelo ouro, outra pedreira, o turco Vedat Albayrak, que é natural da Geórgia, mas luta pela Turquia, é o número 3 do mundo e contou com o apoio da torcida. Mais experiente, Albayrak projetou Schimidt para anotar um waza-ari, mas o brasileiro mostrou muita habilidade na rápida transição para a luta no chão e encaixou uma chave de braço, fazendo o turco desistir do combate.
No feminino, a cor da medalha foi o bronze, mas com gostinho de muita raça com Maria Portela. Ela fez campanha perfeita nas preliminares, batendo Maya Goshen (Israel), Hilde Jager (Holanda) e Elvismar Rodriguez (Venezuela) para chegar à semifinal, onde foi superada pela austríaca Bernadette Graf.
Na luta pelo bronze, Maria encarou a britânica Kelly Peterson-Pollard, que conseguiu forçar duas punições à brasileira e levar a luta ao Golden score. Esperta, Portela fintou a adversária e conseguiu uma projeção para trás para marcar o waza-ari e ficar com seu segundo bronze na temporada. O primeiro foi no Grand Slam de Tel Aviv, em fevereiro.
A competição continua neste domingo, com outros brasileiros em ação: Rafael Macedo (90kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), William Souza Jr (100kg), João Cesarino (+100kg), Juscelino Nascimento Jr (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Camila Yamakawa (+78kg).