Judô: Guilherme Schimidt conquista ouro no Grand Slam de Budapeste; Mayra e Rafaela vão ao pódio

Judô: Guilherme Schimidt conquista ouro no Grand Slam de Budapeste; Mayra e Rafaela vão ao pódio

Foi a segunda medalha de Guilherme Schimidt em Grand Slam na temporada de 2022 do Judô Internacional (Foto: FIJ)

No último sábado (9), Guilherme Schimidt (81kg) conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Budapeste após derrotar Saied Mollaei, do Azerbaijão, que é o atual vice-campeão olímpico e número nove do mundo. Foi o segundo título do brasileiro em Grand Slam de Judô. Em abril deste ano, ele também foi campeão em Antalya, na Turquia.

O medalhista de ouro começou o dia vencendo o alemão Tim Gramkow por ippon. A rodada seguinte, que foi contra Askerbii Gerbekov, do Bahrain, terminou em hansoku-make após o adversário levar três shidos. Nas quartas de final, o brasileiro mandou o canadense Francois Gauthier Drapeau para a repescagem com dois waza-aris. E nas semis, contra o número três do ranking mundial Vedat Albayrak, da Turquia, garantiu lugar na grande decisão.

A vitória concedeu a Schimidt importantes 1000 pontos no ranking mundial, que define os convocados para o Campeonato Mundial Sênior  de Judô, e deu início à corrida de classificação para Paris 2024. Ele voltará a lutar no Grand Prix de Zagreb, Croácia, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de julho.

Rafaela Silva e Mayra Aguiar conquistam medalhas

No primeiro dia do Grand Slam de Judô de Budapeste, na sexta-feira (8), Rafaela Silva (57kg) chegou à grande final contra a japonesa Haruka Funakubo e acabou ficando com a prata, somando seus primeiros pontos na corrida para Paris 2024. Foi a 13ª medalha da campeã olímpica em Grand Slam e a segunda em 2022. Em junho, na Geórgia, ela conquistou o bronze após derrotar a francesa Priscilla Gneto.

Já no encerramento da competição, no domingo (10), Mayra Aguiar (78kg) derrotou a britânica Emma Reid com um ippon relâmpago. A representante da Seleção Brasileira de Judô levou o bronze e somou seus primeiros pontos na caminhada aos Jogos Olímpicos. Foi a terceira medalha da brasileira neste ano. Em abril, ela foi ouro no Pan-Americano, em Lima, e em junho foi prata no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia.

Pódio da categoria -57kg com Rafaela Silva, Haruka Funakubo, Timna Levy Nelson e Jessica Klimkait, da esquerda para a direita. Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF

Rafaela Silva voltou a subir ao pódio em etapas de Grand Slam (Foto: FIJ)

Para conferir mais notícias sobre Judô, clique aqui