Judoca multicampeã, Rafaela Silva revela função que pretende ‘desempenhar’ após aposentadoria

Judoca multicampeã, Rafaela Silva revela função que pretende ‘desempenhar’ após aposentadoria

Conquistar o mundo e uma Olimpíada requer muita disciplina, além de conhecimento técnico e físico. Para a judoca Rafaela Silva (atleta da categoria até 63kg), campeã do mundo em 2013 e atual campeã olímpica (2016), seu futuro como atleta ainda é promissor. Mas, aos 27 anos, a carioca já planeja o futuro pós-tatame.

Em entrevista concedida à revista “Glamour”, a judoca falou sobre a evolução como atleta desde o início da sua trajetória e ressaltou o interesse pelo estudo da psicologia ainda nova. A atleta, que realiza trabalho com uma coach desde a eliminação precoce nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, acredita que seguir os passos de Nell Salgado é o caminho.

“Desde pequena, quando comecei a treinar e competir com minha irmã, via que às vezes ela não conseguia um bom resultado e eu queria entender a cabeça dela e o porquê de não alcançar seus objetivos. Então comecei a me interessar sobre a parte psicológica quando conheci a Nell e tive certeza sobre o que quero para o futuro”, disse a lutadora.

Nell Salgado é especializada em coaching esportivo e trabalha com a judoca há sete anos. Além de Rafaela Silva, a coach trabalha com outros atletas de seleção, como Maria Portella (70kg), Nathalia Brigida (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Yudi Santos (81kg) e mais. Emocionada com os planos da carioca, Nell acredita que ela terá um grande futuro.

“Me sinto honrada em saber que ela quer seguir esse caminho. Com toda a propriedade que tem para falar de alto rendimento, superação e força, terá um caminho brilhante também como coach. Fico feliz que ela tenha compreendido seu propósito e queira retribuir a outros atletas tudo o que aprendeu”, comentou a experiente coach.

Grata por tudo que o esporte e a coach proporcionaram em sua vida, a judoca afirma o quanto o trabalho mental a ajudou evoluir nos últimos anos, dentro e fora dos tatames. “O esporte me ensinou muitas coisas, não só como ser uma atleta de alto rendimento, mas a me tornar um ser humano melhor. Sou muito grata a Nell pela profissional e amiga que é, por todo o conhecimento e força adquiridos nesse caminho e como ela mesma diz, continuarei a ‘matar um leão por dia’, dentro ou fora dos tatames”, finalizou Rafaela.

“Ela me ensinou e ensina muito. Me orienta nas ferramentas, no olhar sobre o atleta e esses sete anos foram de muita parceria, troca, amor, conexão. Hoje estou como coach e ela atleta, e amanhã podemos ser qualquer coisa que quisermos, pois nossa essência como ser humano continua e a Rafaela tem esse entendimento”, complementou Nell.

Vale lembrar que o próximo compromisso da judoca brasileiro é o Grand Prix de Budapeste 2019, que acontece no dia 12 de julho, em Budapeste, na Hungria.