Kaynan Duarte leva suspensão da USADA e perde título mundial da IBJJF; faixa-preta comenta o caso

Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2019 e um dos grandes nomes da nova geração do esporte, Kaynan Duarte recebeu uma dura notícia nesta sexta-feira (7). Segundo divulgado pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos), o faixa-preta brasileiro foi flagrado pelo uso de ostarine e, com isso, aceitou uma suspensão de um ano imposta pelo órgão.
Kaynan, de 22 anos, foi pego em exame antidoping realizado durante o Mundial da IBJJF no ano passado, competição que terminou como campeão. Além da suspensão, o faixa-preta da Atos também teve o seu título retirado. Com isso, Leandro Lo, antigo medalhista de prata, passa a ser o novo campeão. Os outros títulos conquistados por Kaynan em 2019, como Pan, ADCC e o GP do Spyder, não sofrem alterações.
Em seu site oficial, a USADA destacou a cooperação de Kaynan: “Após uma análise minuciosa das evidências e da cooperação de Duarte, a USADA determinou que a quantidade vestigial de ostarine detectada em sua amostra era consistente com a exposição à ostarine por contaminação cruzada. Além disso, um laboratório credenciado pela WADA confirmou que uma pessoa próxima de Duarte portava um produto que continha ostarine, conforme listado no rótulo do produto, o que pode ter sido a fonte da contaminação cruzada”.
O período de um ano de inelegibilidade do brasileiro começou no dia 2 de junho de 2019, data em que sua amostra positiva foi coletada. Sendo assim, ele estará qualificado para retornar às competições da IBJJF em 2 de junho de 2020, somente após o Mundial de Jiu-Jitsu deste ano, que acontece no fim de maio.
Lutador se pronuncia nas redes sociais
Após a divulgação do caso, não demorou para que Kaynan Duarte utilizasse suas redes sociais para se pronunciar. Destacando que o doping foi resultado de um uso não intencional de ostarine, em um suplemento contaminado, o lutador se desculpou e prometeu voltar mais forte aos tatames. Veja abaixo: