Khabib desabafa, cita pressão e descarta lutar no UFC 249; Ferguson pede que russo seja ‘destituído’ do título
Poucos dias depois de revelar que estava no Daguestão, na Rússia, e que não conseguiria sair do país por conta das medidas adotadas pelas autoridades locais para evitar a disseminação do coronavírus, sendo uma delas o fechamento de fronteiras com outros países, Khabib Nurmagomedov deu mais um forte indício de que sua luta contra Tony Ferguson, marcada para o dia 18 de abril, pelo UFC 249, será adiada pela quinta vez na história.
- Sem poder sair da Rússia, Khabib revela que o UFC 249 pode ocorrer ‘com ou sem a sua presença’; veja
Através de suas redes sociais, o atual campeão peso-leve do Ultimate lamentou o fato de não poder, mais uma vez, enfrentar o americano, descartando qualquer possibilidade de enfrentá-lo na data agendada inicialmente. O russo também aproveitou para criticar a pressão que vem recebendo para lutar contra Ferguson, em um momento onde as atenções no mundo devem estar voltadas ao combate do coronavírus.
- Dana White fala sobre adicionar novos combates ao UFC 249: ‘Vamos montar o card mais casca-grossa’
- Dana cita ‘quatro ou cinco locais’ disponíveis para o UFC 249 e admite dificuldades: ‘Sempre uma bomba’
“Estou em casa de quarentena e lendo a reação das pessoas sobre a situação da minha luta, enquanto todo o mundo deveria estar de quarentena, governos de todos os países, pessoas famosas em todo o mundo pedindo para que sigam os requisitos de segurança para limitar a propagação da doença, para salvar as pessoas, e Khabib é o único livre de todas essas obrigações e tem que demonstrar que está livre para treinar e voar por todo o mundo por causa de uma luta?”, escreveu o campeão peso-leve, completando:
“Eu entendo tudo e estou definitivamente chateado, mais do que vocês, por cancelar a luta, provavelmente como todo os outros. Eu tinha muitos planos depois da luta, mas não posso controlar tudo. Os maiores países do mundo estão chocados com o que está acontecendo, todos os dias a situação muda de forma imprevisível. Mas Khabib ainda tem que lutar, é isso que vocês estão dizendo? Coloquem-se no meu lugar”.
Ferguson pede que UFC destitua Khabib do título
A resposta de Tony Ferguson veio de forma rápida e repleta de provocações. Na última quarta-feira (1), após tomar conhecimento da declaração de Khabib em respeitar o pedido de quarentena e não lutar no UFC 249, o americano, primeiro no ranking peso-leve e embalado por uma incrível série de 12 vitórias consecutivas, fez duras críticas ao russo, pedindo, inclusive, para que o UFC retire ele do posto de campeão da categoria.
“O cara não quer lutar. Ele está com medo, está fugindo… Ele deveria ser destituído do título. Ele sabia o que podia fazer para salvar o card (UFC 249) e não quis assumir nenhum risco. Todo mundo está assumindo riscos para isso. Ele caiu fora. É difícil de explicar, mas é isso”, disparou Ferguson em entrevista à ESPN.