Kyra celebra Gracie Kore e convidados exaltam resgate da defesa pessoal; veja

Publicidade

Por Yago Rédua

Noite de quinta-feira (2), em uma grande festa para amigos, familiares e figuras importantes do Jiu-Jitsu, Kyra Gracie, em parceria com o esposo Malvino Salvador, inaugurou academia Gracie Kore, na Vogue Square, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ex-lutadora, pentacampeã mundial e tricampeã do ADCC, maior torneio de luta agarrada, contou à TATAME sobre a emoção do realizar um “sonho”.

“A expectativa já estava alta, mas está aqui hoje com muitos amigos, a família inteira, pessoas importantes do Jiu-Jitsu me deixa feliz de estar conseguindo seguir o caminho que eu sempre sonhei, que é seguir os passos da minha família. Estamos na quinta geração da família Gracie e temos uma legião de amigos. Vejo que ter os grandes mestres aqui com carinho comigo é incrível. Vai trazer muita energia boa”, disse Kyra, que comentou sobre a presença de ícones do esporte que marcaram época na arte suave.

“Motiva muito, dá uma responsabilidade. Eu sempre vivi com muita responsabilidade, sendo Gracie e competindo (risos), ainda mais agora, fazendo a minha primeira academia. Ver o carinho dessas pessoas me faz ver que eu estou no caminho certo. São pessoas que eu admiro e respeito. Vimos várias bandeiras aqui. Eu não quero que exista aquele discurso de: ‘eu sou de tal equipe e não vou lá’. Para essa academia, quem me deu consultoria foi o Fábio Gurgel, o Renzo, que é o meu tio, os irmãos Valente. Então, assim, eu tenho uma abertura e um relacionamento bom em todos as academias”, finalizou Kyra.

A TATAME conversou com grandes nomes do Jiu-Jitsu, como Relson Gracie, Fernando Pinduka e Murilo Bustamante, além de artistas que ostentam a faixa-preta, como Raul Gazolla e Maurício Mattar. Confira abaixo as declarações de cada um sobre o sistema de ensino que a Kyra vai implantar, priorizando a defesa pessoal, e a estrutura da Gracie Kore:

Kyra e Malvino lançaram na noite de quinta-feira (2) a Gracie Kore, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Gracie Kore)

– Relson Gracie

Eu estou muito honrado em estar presente nesta inauguração da academia. A Kyra merece tudo de melhor, ela fez muito pelo esporte. É uma das maiores expoentes da família em levar o Jiu-Jitsu ao ponto que ela levou. Sempre admirei, sempre assisti lutas dela. Admiro demais por isso. Adoro a Kyra como minha parente, minha amiga e grande guerreira que é.

– Murilo Bustamante

Achei a estrutura ótima, de primeiro mundo. Dei uma olhada na academia, muito bem montada. Ela caprichou para atender o público. Acho que é isso, focar na qualidade do ensino, defesa pessoal e Jiu-Jitsu a Kyra sabe muito.

– Fernando Pinduka

Ela é representante da família (Gracie), tem capacidade para isso. Agora o programa de defesa pessoal está estabelecido há muitos anos, só que com a evolução do Jiu-Jitsu, os lutadores se interessaram mais para disputar campeonatos e ganhar medalhas. A filosofia do Jiu-Jitsu já emprega a autodefesa sempre. O lutador de Jiu-Jitsu não sabe bater nos outros na rua, ele se defende de qualquer agressão. Essa é a filosofia de Jiu-Jitsu.

– Maurício Mattar

Eu vejo a Gracie Kore com os melhores olhos. Eu conheci a Kyra, ela tinha três anos de idade, ela foi a minha enteada por vários anos, eu tive a Rayra, irmã da Kyra, então eu peguei todo o processo desde o início, até ela se tornar a primeira mulher faixa-preta da família Gracie e pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu. É uma atleta exemplar, ela se preocupa não só com a qualidade do esporte, mas com a saúde dos alunos, a parte psicológica e espiritual. A academia da Kyra traz para o Jiu-Jitsu uma importância muito grande, com o cuidado da defesa pessoal, com o aprendizado feminino, que tenha um lugar, com segurança, para treinar, sem os estereótipos das academias que você pode se machucar.

– Raul Gazolla

É um espaço que estava precisando, principalmente porque a filosofia que a Kyra está implantando aqui, é uma filosofia Gracie clássico, principalmente voltado para as crianças. Uma educação de defesa pessoal e depois o Jiu-Jitsu. Acho extremamente necessário que esse Gracie Jiu-Jitsu seja visto como uma forma de reeducação. O Carlos e o Hélio sempre primaram por isso. Agora o mundo inteiro já conhece e ela está desenvolvendo isso aqui no Brasil e na nossa cidade, no Rio. É muito bacana. A minha filha, por exemplo, quer treinar por causa da Kyra. Ela é fã, gosta muito da Kyra, porque assistimos juntos o UFC.

Publicidade

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidadespot_img