Lei reconhece Família Gracie como Patrimônio Cultura de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro; confira

Publicidade

A Família Gracie teve o seu valor na história do Jiu-Jitsu mais uma vez reconhecida e foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O decreto veio através da Câmara Municipal do município, feito pelo vereador Felipe Michel.

O decreto busca reconhecer a família percursora do Jiu-Jitsu, que foi adaptado por Carlos e Hélio Gracie e teve seu ponto alto no Rio de Janeiro. A arte suave, como é conhecida, foi difundida na Cidade Maravilhosa na lendária Academia Gracie da Avenida Rio Branco. Lá, pessoas comuns e membros importantes da alta sociedade aprendiam a arte marcial.

De acordo com o Art. 3º do decreto, “O Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à sua valorização e divulgação, bem como suas competições na cidade do Rio de Janeiro”. Saiba mais sobre a lei, aqui.

Confira abaixo a justificativa apresentada pelo vereador Felipe Michel:

A Família Gracie possui uma fundamental importância na história do esporte Mundial. Os mesmos criaram o Gracie Jiu-Jitsu, hoje também conhecido como Jiu-Jitsu Brasileiro, isto porque adaptaram a técnica japonesa original de modo que pessoas menores e mais frágeis dominassem adversários fisicamente superiores.

Toda a ascensão da Família Gracie teve seu ponto alto no Rio de Janeiro, quando Carlos Gracie fundou aqui sua academia em que surgiu o grande expoente Hélio Gracie, que inclusive desafiou a academia japonesa, surpreendendo todo o mundo com o primor da técnica demonstrada.

Depois de Hélio o legado Gracie é imenso, com conquistas e afirmação de um estilo único. Entre as conquistas está o fato de que a mesma foi quem criou o UFC – Ultimate Fight Championship, maior evento de lutas da história, que ainda faz um sucesso absurdo.

Como forma de reconhecimento e agradecimento à Família por dar ao Rio de Janeiro essa importância de ser o local escolhido para aprimoramento de uma arte marcial histórica, nada mais justo do que determinar a mesma como patrimônio imaterial.

Publicidade

Notícias relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. A FAMÍLIA INVENCÍVEL, ERA ESSE O TÍTULO DE UM FILME EM VHS SOBRE A FAMÍLIA GRACIE, PRODUZIDO NA DÉCADA DE 90.

    NA VERDADE, POR ESSA ÉPOCA, O PRÓPRIO HÉLIO JÁ HAVIA SIDO DERROTADO PELO SEU EX-ALUNO WALDEMAR SANTANA, MAS COMO HAVIA GRANDE DIFERENÇA DE PESO ENTRE OS DOIS, E A LUTA DEMORARO VÁRIAS HORAS, FOI CONSIDERADO, PELA FAMÍLIA, COMO UMA ESPÉCIE DE VITÓRIA, APESAR DE HÉLIO TER SIDO NOCAUTEADO AO FINAL.

    HOJE, NA VERDADE, SABE-SE QUE UM ÚNICO HOMEM DERROTOU QUATRO GRACIES: RENZO, ROYCE, RYAN E ROYLER. E, NÃO POR OUTRO MOTIVO, É CHAMADO DE “O CAÇADOR DE GRACIES”.

    OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA AINDA NÃO POSSUEM DORROTAS NO CARTEL PORQUE LUTAM EM EVENTOS DE BAIXO NÍVEL, COMO O ONE FC E RIZIN.

    SE FORMOS PARA O JIU-JITSU, PODEMOS VER O KRON PERDENDO, POR DUAS VEZES, PARA O SERGINHO MORAES, E O WALLID ISMAIL APAGANDO O ROYCE EM UM ESTRANGULAMENTO.

    MAS, APESAR DISSO, ELES MERECEM TODO O RESPEITO, POIS REALMENTE FIZERAM MUITO PELO ESPORTE.

  2. vai tuma no centriu do tcheu c…. oce esta vendo so as derrotas deles e as 500 vitorias do ryckson como e que fica?as primeiras vitorias do Royce no ufc o kroon apagou o shinja aoki feito merda o minota foi o unico a bater de queixo com o fedor e o arona no pride o estupro do minota no bob sapp como e que fica?renzo venceu um japa pika com 51 anos COMO E QUE FICA?
    vcs saum tudo haters vaum tchiuma no centro dos tcheus cuiz kkkkkkkkkkk

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade