Liderado por Flávio Canto, Instituto Reação leva aulas de Judô para ONG no Rio de Janeiro; saiba mais

Liderado por Flávio Canto, Instituto Reação leva aulas de Judô para ONG no Rio de Janeiro; saiba mais

Fundada há 26 anos, a ONG-escola Solar Meninos de Luz, que promove educação integral para crianças e jovens dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, Rio de Janeiro, ganhou na sua grade escolar aulas de Judô com professores do Instituto Reação.

Para o evento de lançamento da parceria, realizado no último dia 24, os professores da instituição deram um “aulão” para os 180 alunos matriculados na atividade, com direito à presença do ex-judoca brasileiro Flávio Canto, diretor presidente do Reação. Ele contou um pouco da filosofia e proposta que o levou a criar a ONG, mostrando como é possível desenvolver não somente as técnicas, mas também o crescimento social e humano.

As aulas, que começaram em junho, levam a mesma proposta dos outros oito polos: Rocinha, CDD Taquara, Cidade de Deus, Tubiacanga, Pequena Cruzada, Deodoro, Gamboa e Parque Olímpico. O objetivo é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando, assim, faixas-preta dentro e fora do tatame.

“Conhecemos o Solar há muito tempo, e a missão dele é muito parecida com a nossa, estamos com uma equipe que tem o mesmo diálogo que o nosso do Reação. As aulas de Judô vão entrar como um completo para os alunos da ONG. Além de levar a nossa metodologia, que têm três fases: construir, conquistar, compartilhar. Em cada fase, estimulamos valores como coragem, humildade, disciplina e solidariedade”, contou Flávio.

O professor Cristiano de Oliveira ainda contou que, em pouco tempo, já consegue ver mudanças nos seus alunos: “Tanto no progresso técnico como no social. Eles estão mais engajados e preocupados em ter um bom comportamento nas aulas, já que precisam ter desempenho positivo nas outras disciplinas para manterem a oportunidade no Judô”.