Ex-campeão peso-médio do UFC, Luke Rockhold visa um retorno ao MMA e, ao que tudo indica, já tem um alvo definido. Recuperando-se de lesões que o atormentaram ao longo dos últimos anos, o americano quer lutar e considera que o brasileiro Paulo Borrachinha é o adversário ideal para fazer seu duelo de retorno ao Ultimate.
Luke Rockhold concedeu entrevista ao programa “Submission Radio” e fez duras críticas a Borrachinha, deixando claro que não aprova a postura do brasileiro e citando a polêmica envolvendo a última luta do atleta, onde Borrachinha enfrentou Marvin Vettori e esteve longe de bater os 84kg estabelecidos para a realização do combate, que seria no peso-médio, o que obrigou o UFC a mudar, de última hora, o confronto para a divisão dos meio-pesados (até 93kg).
“É uma opção, é uma opção muito viável. Desde que os termos sejam cumpridos, nós podemos dançar. É muito estúpido. Eu nem assisti a luta (de Borrachinha contra Vettori). Não tenho assistido muitas lutas ultimamente. Bom para Vettori por lutar e, obviamente, vencer. Tenho que assistir, mas é simplesmente estúpido Paulo não bater o peso. Eu ouvi e é apenas fraco, mente fraca. É uma coisa muito semelhante a justificar uma derrota por beber muito vinho na noite anterior a uma luta pelo título.
Ele é um cara que não gosto, acho que desrespeita o esporte e isso me motiva a corrigi-lo. É um cara que, obviamente, está no topo do ranking de alguma forma, quando ele não consegue nem bater o peso. Ele deveria estar classificado nos meio-pesados, certo? Eu, simplesmente, não me importo com o cara. Acho que é uma luta divertida. Você tem um cara que quer dar desculpas por causa do vinho e do peso, seu fígado está obviamente afetado, então vamos lá”, disse Luke Rockhold.
Apesar de se mostrar interessado em enfrentar Paulo Borrachinha em sua volta ao UFC, Luke Rockhold esclareceu que so aceita entrar no octógono para encarar o brasileiro caso ele apresente uma “postura profissional”, como conta a seguir.
“Ele é como um pato. Ele pode nadar, pode voar, mas não pode fazer nada disso bem. Não estou aqui para lutar contra trapaceiros. Se o peso for atingido, a menos que se consuma muito vinho, nunca se sabe. O peso tem que ser cumprido, deve ser atendido. Há muitas pessoas fracas tentando obter vantagens no jogo. E eu perdi, me matei para bater o peso, fazer as coisas direito, e não posso dizer o mesmo para o resto deles.
Não vou fazer isso de novo, lutar com um cara que não bate o peso propositalmente para ganhar vantagem. Claro que não. Tem que haver jogo limpo. Estamos lutando. Não estamos jogando outra coisa. Estamos lutando, então o jogo limpo é necessário. Nesta fase da minha carreira, não estou disposto a arriscar nada além de fair play, porque eu faço o certo, sempre fiz o certo e tem que ser feito o certo”, concluiu.
Atualmente com 37 anos de idade, Luke Rockhold possui um cartel de 16 vitórias e cinco derrotas no MMA profissional. O ex-campeão peso-médio do UFC, que vem de três derrotas em suas últimas quatro lutas na organização, fez sua última apresentação em julho de 2019, quando foi superado por Jan Blachowicz por nocaute no segundo round, em duelo que aconteceu no card do UFC 239.