Lutador de MMA precisa remover pulmão direito após uso de cigarro eletrônico: ‘Tinha o melhor cardio’

Lutador de MMA precisa remover pulmão direito após uso de cigarro eletrônico: ‘Tinha o melhor cardio’

Lutador de MMA, de 20 anos, perdeu parte do pulmão (Foto: Reprodução)

Um relato impressionante do jovem lutador de MMA chamou atenção nas redes sociais nesta semana. Sean Tobin, de 20 anos, publicou em seu perfil no Facebook que precisou passar por uma cirurgia às pressas para remover parte do pulmão por conta do uso frequente do cigarro eletrônico – mais conhecido como vape.

O lutador de MMA utilizava diariamente o cigarro eletrônico desde 2018. Há algumas semanas, Tobin começou a sentir dor nas costas, mas pensou que fosse por conta dos treinos. Ao descobrir que o pulmão tinha entrado em “colapso”, o procedimento médico precisou remover a parte direita do pulmão do atleta. Sean Tobin publicou uma imagem, feita através de uma microcâmera durante a operação, com os danos causados pelo vape – que tem sido cada vez mais popular entre os  jovens.

O lutador chegou a afirmar que só não usava enquanto estava dormindo e aproveitou para deixar um alerta: “Pare de usar vape, irmão. Por favor, eu lhe imploro. Todos pensam que não pode acontecer consigo – e eu me incluo – até que aconteça. Então, por favor, parem! Esta é uma das experiências mais dolorosas que já tive. (…) Tenho um tubo no peito para que o meu pulmão não colapse novamente”, afirmou o irlandês, que seguiu:

“Eu estava treinando e correndo, e tinha um cardio melhor do que todo mundo na academia. Lembro de ter visto vídeos no Tik Tok de um cara com o pulmão colapsado por causa do vape, e eu pensava “Isso não vai acontecer comigo. Esse cara é um vagabundo, eu não”. Você nunca pensa que algo vai acontecer com você até que aconteça com você”, encerrou.

Screenshot 2023 08 15 at 15 53 57 Aspirante a lutador de MMA perde parte do pulmao por conta do uso de vape

Como ficou o pulmão de Sean por conta do uso do vape (Foto: Reprodução)

Saiba mais sobre MMA, aqui