Mais de 50 dias depois, UFC 249 retoma atividades da franquia com disputas de título e brasileiros em ação

Sem realizar eventos desde o dia 14 de março, quando promoveu edição em Brasília, o Ultimate retoma suas atividades neste sábado (9), com a realização do UFC 249, em Jacksonville, na Flórida (EUA). É o primeiro grande evento a voltar em meio à pandemia global do coronavírus, crise sanitária que vem afetando diversos países do mundo e que provocou o cancelamento de eventos envolvendo diversas modalidades. O card, vale ressaltar, tem início às 19h30 (horário de Brasília).
Após realizar exames em seus lutadores durante a semana e promover uma cartilha rigorosa de prevenção, o Ultimate realizará seu evento com 11 lutas no card. Inicialmente seriam 12, no entanto, na última sexta-feira (8), Ronaldo Jacaré testou positivo para a COVID-19 e sua luta contra Uriah Hall, que aconteceria no card preliminar do show, acabou sendo cancelada.
* Jacaré testa positivo para Coronavírus e luta contra Hall é cancelada; UFC 249 segue confirmado
* Adversário de Jacaré, Hall reage ao teste positivo do brasileiro para Coronavírus: ‘Devastado’
* Dana diz que teste positivo de Jacaré para Covid-19 não é ‘inesperado’ e reforça: ‘Sistema funciona’
O evento em si promete ser um grande show, com duas disputas de título. Na luta principal, Tony Ferguson e Justin Gaethje vão disputar o cinturão interino peso-leve e o direito de enfrentar Khabib Nurmagomedov, detentor do título linear da categoria. No co-main event, o atual campeão Henry Cejudo defenderá seu cinturão peso-galo contra o experiente Dominick Cruz, que já reinou na divisão em duas oportunidades. O card ainda terá a presença dos brasileiros Fabrício Werdum e Vicente Luque, que prometem bons duelos diante de Alexey Oleynik e Niko Price, respectivamente.
Dois cinturões em jogo nas lutas principais
Na luta principal da noite, os pesos-leve Tony Ferguson e Justin Gaethje se enfrentam pelo título interino da categoria. Aos 36 anos, Ferguson (26-3-0) vem em uma sequência de 12 vitórias, a última sobre Donald Cerrone, em junho do ano passado. Essa será a segunda vez que o americano luta pelo cinturão interino. Em 2017, ele o conquistou ao finalizar Kevin Lee, mas se lesionou quando ia tentar unificar o título contra o campeão Khabib Nurmagomedov, no ano seguinte. Na ocasião, o russo acabou enfrentando Al Iaquinta e garantiu o cinturão linear dos leves, mantido desde então. O adversário de Ferguson será americano Justin Gaethje (21-2-0), que chega embalado por nocautes sobre James Vick, Edson Barboza e Donald Cerrone, todos premiados com bônus de performance ou luta da noite.
Na luta co-principal do evento, o campeão-peso galo Henry Cejudo (15-2-0) coloca o seu cinturão em jogo pela primeira vez desde que venceu Marlon Moraes, em junho do ano passado. Em 2018, Cejudo também se tornou campeão peso-mosca ao vencer Demetrious Johnson, mas renunciou ao título para se concentrar na divisão até 61kg. Seu adversário será o antigo rei dos galos Dominick Cruz (18-1-0). O americano não luta desde dezembro de 2016, quando perdeu o cinturão para Cody Garbrandt. Depois disso, sofreu com uma série de lesões e acabou ficando afastado dos octógonos.
Brasileiros em ação na Flórida
Além das duas disputas de cinturão, o UFC 249 também vai marcar o retorno de Fabrício Werdum (23-7-1) ao evento. Sem lutar desde março de 2018 – por conta de uma suspensão – o ex-campeão peso-pesado enfrenta o russo Alexey Oleynik (58-13-0), 12º da divisão e um veterano das artes marciais.
Também em ação no card preliminar, Vicente Luque (17-7-1), 13º entre os meio-médios, encara Niko Price (14-3-0). Essa será a segunda vez que os dois se enfrentam. Na primeira oportunidade, no UFC São Paulo, em 2017, Luque finalizou o americano.
CARD COMPLETO:
UFC 249
Jacksonville, na Flórida (EUA)
Sábado, 09 de maio de 2020
Card principal
Justin Gaethje derrotou Tony Ferguson por nocaute técnico no 5R
Henry Cejudo derrotou Dominick Cruz por nocaute técnico no 2R
Francis Ngannou derrotou Jairzinho Rozenstruik por nocaute no 1R
Calvin Kattar derrotou Jeremy Stephens por nocaute técnico no 2R
Greg Hardy derrotou Yorgan De Castro por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Anthony Pettis derrotou Donald Cerrone por decisão unânime dos jurados
Alexey Oleynik derrotou Fabrício Werdum por decisão dividida dos jurados
Carla Esparza derrotou Michelle Waterson por decisão dividida dos jurados
Vicente Luque derrotou Niko Price por nocaute técnico (interrupção médica) no 3R
Bryce Mitchell derrotou Charles Rosa por decisão unânime dos jurados
Ryan Spann derrotou Sam Alvey por decisão unânime dos jurados