Sheetara detalha acordo com a USADA após caso de doping: ‘Sabem que sou inocente’

Em entrevista à TATAME, Mayra Sheetara detalhou o acordo com a USADA para resolução da acusação do caso de doping; veja as declarações

Sheetara detalha acordo com a USADA após caso de doping: ‘Sabem que sou inocente’

Mayra Sheetara foi inocentada da acusação de doping pela USADA e vive expectativa de ser anunciada como a próxima desafiante ao cinturão dos galos feminino do UFC (Foto: Reprodução/Instagram)

A lutadora brasileira Mayra “Sheetara” Bueno veio a público nos últimos dias, onde revelou que foi inocentada pela Comissão Atlética de Nevada das acusações sobre o uso de substâncias para o aumento de sua performance. A peso-galo conseguiu provar que o teste positivo no exame de doping aconteceu devido ao uso de uma medicação contínua que a lutadora toma para o controle de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). O acordo da comissão com a peso-galo brasileira resultou em uma suspensão reduzida para quatro meses e meio, e o resultado da vitória sobre Holly Holm foi mudada para “No Contest” (luta sem resultado).

Em entrevista à TATAME, Sheetara detalhou o acordo com a USADA: “Na verdade, o acordo foi feito porque a Comissão Atlética sabe que eu sou inocente. A USADA me declarou como inocente, e o UFC também me declarou como inocente. Mas a USADA tinha que me penalizar de alguma forma, porque apareceu na minha urina uma porcentagem mínima que comprova que eu não o fiz o uso (de substância proibida).

Então, eles me deram essa pena branda de quatro meses e meio, uma multa e o resultado da luta (contra Holly Holm) foi mudado para ‘luta sem resultado’. Esse foi o acordo feito, porque todos sabem que eu sou inocente e que eu não tomei nada para ajudar na minha performance”, explicou Mayra Sheetara.

A brasileira também comentou sobre o fato do UFC ainda não ter anunciado quem vai disputar o cinturão peso-galo feminino, que se encontra vago desde a aposentadoria da compatriota Amanda Nunes. Mayra Sheetara, que antes do episódio envolvendo o teste positivo, era uma das lutadoras mais cotadas para o title shot, vive a expectativa de receber a chance de lutar e quer trazer o cinturão de volta ao Brasil.

“Eu não sei porque o UFC ainda não anunciou quem vai disputar o cinturão dos galos feminino. Não sei se estão me esperando, mas espero que sim. Eu sou inocente. Eu quero lutar pelo cinturão! A vaga que é minha, que eu conquistei e espero que eles estejam, sim, me esperando. Vou trazer esse cinturão para o Brasil. Esse cinturão é nosso e daqui ele não vai sair”, projetou.

Por fim, a mineira revelou como lidou com os comentários de fãs e seguidores sobre o caso envolvendo a USADA. Depois de um começo “pesado”, Mayra Sheetara hoje diz “não se importar” com comentários maldosos de “haters”: “Essa questão dos fãs, existem fãs e haters. Eu estou tranquila com a decisão tomada. Eu sei que sou inocente. Mas foi um momento pesado que passamos, eu e minha equipe. Até hoje recebo xingamentos, com pessoas dizendo que eu tenho que ser demitida e coisas do gênero. Tudo bem, isso faz parte do processo. No começo foi pesado, mas hoje consigo lidar bem com isso”, finalizou Mayra Sheetara.

Atual terceira colocada no ranking peso-galo feminino do UFC, Mayra Sheetara tem 32 anos de idade e um cartel de 11 vitórias, duas derrotas, um empate e agora uma luta sem resultado. Sem perder uma luta desde 2021, a brasileira vive atualmente a melhor fase da sua carreira, com três triunfos consecutivos no Ultimate, sobre Wu Yanan, Stephanie Egger, Lina Lansberg.

Para conferir mais notícias sobre Mayra Sheetara, clique aqui