Mulheres nos esportes: da luta ao Futebol, as conquistas da contenda feminina

Mulheres nos esportes: da luta ao Futebol, as conquistas da contenda feminina

Mulheres nos esportes não é uma novidade há tempos. Mas saídos do “Dia Internacional das Mulheres”, é importante pensar em como as questões de gênero estão presentes no universo esportivo e como as mulheres estão permeando, com sua luta, novos espaços de destaque nesse setor. Os resultados positivos em campeonatos internacionais e a participação na mídia demonstram parte dessa mudança. Mas e você, sabe quais são as principais modalidades femininas?

O esporte foi, ao longo da História, quase sempre relacionado com o gênero masculino, ainda que as mulheres venham, progressivamente, reclamando seu espaço nesse universo. Passando a se interessar mais e mais pelos esportes, muitas mulheres se tornaram atletas conceituadas, combatendo com a precisão de seus resultados a enraizada noção de que a sua atividade esportiva era de menor qualidade e interesse.

Aos poucos, equipes femininas começaram a chamar a atenção da mídia, com resultados que revelam uma efetiva capacidade para prosperar nesse setor. Hoje, é comum que os torcedores sigam igualmente as ligas femininas e até coloquem seus palpites nestas quando estão fazendo uma aposta de Futebol, Handebol ou Judô, entre outras.

Mesmo que a diferença entre o investimento dos times em suas ligas masculinas e femininas ainda seja enorme, assim como a transmissão pelos canais oficiais e de streaming, o simples fato de se pode assisti-las já é uma evolução no que diz respeito ao empoderamento das mulheres nos esportes. Em algumas modalidades, a fama de atletas femininas nacionais e internacionais é bastante evidente. Conheça algumas das modalidades mais relevantes onde as mulheres já provaram – e continuam provando – o seu valor.

Futebol é o primeiro esporte feminino em engajamento (Foto reprodução)

Futebol é o primeiro esporte feminino em engajamento (Foto reprodução)

1. Futebol 

O Futebol é o esporte mais conhecido e amado do Brasil e as mulheres, apesar de não atraírem uma atenção tão grande quanto os homens, estão conquistando, aos poucos, seu lugar na modalidade. Os resultados obtidos, assim como a prestação na quadra das ligas femininas, estão fazendo com que os torcedores se interessem cada vez mais pelas jogadoras e suas partidas nas várias competições.

2. Judô

As judocas estão tendo cada dia mais atenção por seus resultados nas competições internacionais. Essa arte marcial tem trazido várias medalhistas destacadas no Brasil e ao redor do globo. Em nosso país, merece destaque o ouro conquistado por Sarah Menezes, que reforçou o papel das mulheres nos esportes para levar mais longe a boa reputação dos esportes no Judô.

3. Handebol

O Brasil já não duvida da capacidade feminina no Handebol, sendo que o país tem se sagrado ganhador e medalhista em várias competições internacionais dessa modalidade. Vale lembrar, porém, que apenas em 2013 o Handebol passou a ser encarado como um esporte sem gênero, após uma primeira vitória internacional feminina.

4. Atletismo

Atletismo no Brasil também se escreve no feminino, sendo que os cargos de poder na atividade e os resultados das atletas levam a que assim seja. Merece ressalva a nossa campeã Maurren Maggi, que é uma das melhores de sempre na modalidade.

5. Vela

Se destacar no oceano é algo que as mulheres conseguem com a Vela. Esse esporte, outrora relacionado somente com os homens, é outra das modalidades onde as mulheres estão melhorando sua performance, atraindo o olhar de torcedores em todo o mundo.

Saiba mais sobre as mulheres nos esportes, aqui