Multicampeão Cobrinha comenta relação com o filho e importância da arte suave para crianças; confira

Multicampeão Cobrinha comenta relação com o filho e importância da arte suave para crianças; confira

Por Diogo Santarém

Campeão do “Super Grand Slam” em 2017 (Europeu, Pan, Brasileiro, Mundial e ADCC) e nome respeitado no meio do Jiu-Jitsu, Rubens Charles Cobrinha vem, aos poucos, passando o bastão para seu filho, o jovem faixa-preta Kennedy Maciel, nas competições.

Atualmente a dupla mora em Los Angeles (EUA), onde também treinam juntos na equipe liderada por Cobrinha. Em entrevista à TATAME, o professor e pai falou sobre sua relação com Kennedy – competidor assíduo hoje -, ressaltando como o Jiu-Jitsu os aproximou.

“Eu tenho uma ótima relação com o meu filho, e às vezes não parece nem que somos pai e filho, e sim melhores amigos. No Jiu-Jitsu nós temos uma relação bem saudável, sempre em busca da evolução. Ele ajuda muito. O Jiu-Jitsu é um esporte mágico que tem o poder de aproximar as pessoas e fazer com que elas vivam em constante harmonia com as outras. Eu nunca fui muito presente na vida do meu filho até porque morávamos em cidades diferentes, mas quando ele veio morar comigo nos Estados Unidos a nossa aproximação foi muito rápida, tudo por conta da arte suave”, revelou Charles Cobrinha.

O experiente faixa-preta da Alliance, que completa 40 anos em 2019, também falou sobre a importância da arte suave para crianças, destacando os benefícios que o esporte traz.

“A prática dessa arte tão suave para crianças traz diversos benefícios que agregam na formação e desenvolvimento de uma criança sadia, focada, além do fato dela conviver em um ambiente que estimula a tomada de decisões. A luta diária não é levada somente ao tatame, mas à vida destes pequenos que estão crescendo e buscando seu lugar ao sol. As aulas de Jiu-Jitsu para crianças têm por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança”, disse, complementando.

“O Jiu-Jitsu para crianças fortalece a relação de amizade. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, essa modalidade busca fortalecer a relação de amizade entre os pais e os filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais muito bem formados. Tendo em vista que a criança de hoje é o formador de opinião de amanhã, um bom professor de Jiu-Jitsu não tem como objetivo formar campeões na luta, e sim formar pessoas vitoriosas na vida”, encerrou o multicampeão.