Mundial de Jiu-Jitsu ou ADCC? Xande Ribeiro compara eventos: ‘Sentimento de escassez’

Multicampeão no Jiu-Jitsu, Xande Ribeiro apontou que os eventos com e sem quimono se completam; entenda e opine

Mundial de Jiu-Jitsu ou ADCC? Xande Ribeiro compara eventos: ‘Sentimento de escassez’

Xande Ribeiro acredita que o ADCC e o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF são eventos que se completam (Foto: Reprodução/Instagram)

Embora venham de uma mesma base teórica, as competições de Jiu-Jitsu com e sem quimono tomaram rumos diferentes ao longo dos anos e fizeram com que alguns lutadores escolhessem entre as duas modalidades. Em meio a isso, alguns atletas conseguiram o feito de brilhar nos tatames com e sem “pano”.

Entre estes nomes está Xande Ribeiro, que faz parte do seleto grupo que venceu as principais competições com e sem quimono. O manauara é multicampeão do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF e também venceu em duas oportunidades o ADCC, maior competição de grappling do mundo. Por meio das suas redes sociais, o lendário faixa-preta se manifestou após seu pupilo Victor Hugo declarar que vai abrir mão da sua participação no Mundial da IBJJF para focar em seus treinos visando a próxima edição do ADCC, que acontecerá em agosto.

Xande rechaçou as declarações de parte do público, de que a escolha de Victor Hugo esteja ligada a um possível “enfraquecimento” da IBJJF em relação ao ADCC e opinou dizendo que os eventos “se complementam”, afirmando ainda que a opção de Victor está voltada às chances do lutador em conquistar um título inédito, onde desponta como um dos favoritos. “VH”, vale ressaltar, já conquistou o ouro no Mundial de Jiu-Jitsu como faixa-preta em quatro oportunidades.

“O Victor Hugo postou hoje que vai focar no ADCC, que não vai lutar o mundial de Jiu-Jitsu (IBJJF), e apareceu muita gente comentando que a IBJJF morreu e que o ADCC vai tomar conta. Pessoal, isso é um pensamento de escassez, eu acho que um completa o outro. Existem pessoas que competem melhor com o quimono e outras que competem melhor sem, e escolhem dar prioridade a um em relação ao outro”, declarou Xande, que seguiu:

“O Victor Hugo não querer lutar o mundial… Primeiro que ele é quatro vezes campeão e não precisa provar nada, e segundo porque ele é um dos favoritos do ADCC, então para ele faz sentido focar em lutar sem quimono. Não tem nada a ver com uma federação ser melhor que a outra, pois se você for comparar, ser campeão com quimono te credencia lutar qualquer evento sem quimono. Todo mundo quer ver um campeão de quimono se testar no No-Gi. Vamos ver como será esse ano”, finalizou o faixa-preta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Xande (@xanderibeirojj)

O Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF 2024 acontece na próxima semana, entre os dias 29 de maio a 2 de julho em Long Beach (EUA), enquanto o ADCC ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto em Las Vegas (EUA).

Para mais notícias sobre o ADCC e do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF 2024, clique aqui