Na ‘luta mais aguardada do ano’, Khabib e Gaethje disputam cinturão no UFC 254; Alex Cowboy representa o Brasil

Na ‘luta mais aguardada do ano’, Khabib e Gaethje disputam cinturão no UFC 254; Alex Cowboy representa o Brasil

Após uma sequência de quatro edições, o Ultimate realiza seu quinto e último evento em sua segunda temporada na “ilha da luta”, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O UFC 254, neste sábado (24), terá como luta principal a disputa de cinturão na categoria peso leve, onde o atual campeão linear, Khabib Nurmagomedov, vai encarar Justin Gaethje, dono do título interino. No co-main event, pela divisão dos médios, o ex-campeão Robert Whittaker tem pela frente o embalado Jared Cannonier, em confronto onde o vencedor pode ser o próximo desafiante ao cinturão de Israel Adesanya.

O card deste sábado contará com apenas um brasileiro em ação. Após falhar na balança e ficar 900 gramas acima do limite estabelecido, perdendo 20% da sua bolsa, o meio-médio Alex Cowboy vai enfrentar Shavkat Rakhmonov, atleta do Cazaquistão que está invicto no MMA e fará sua estreia no Ultimate.

Khabib e Gaethje fazem unificação do título dos leves

A luta principal vale a unificação do cinturão peso-leve do UFC. De um lado, o campeão linear e dominante Khabib Nurmagomedov. Do outro, o dono do título interino e sempre favorito dos fãs Justin Gaethje.

O russo Khabib tem um cartel impressionante de 28 vitórias em 28 lutas. Desde que entrou no UFC, em 2012, enfileirou oponentes de peso, como Conor McGregor, Edson Barboza, Rafael dos Anjos e Al Iaquinta. Em sua última luta, em setembro, finalizou Dustin Poirier no terceiro round. Já o americano Gaethje tem apenas duas derrotas em 24 lutas (com um total de 19 vitórias por nocaute). Dono de um estilo bastante agressivo, vem em uma sequência de quatro triunfos na organização – todos por nocaute. No mais recente deles, que definiu o campeão interino da categoria, derrotou Tony Ferguson no quinto round.

De olho no título, Whittaker e Cannonier medem forças

O segundo combate mais importante da noite deve definir o próximo desafiante ao cinturão dos médios. Líder do ranking, o ex-campeão Robert Whittaker somava nove vitórias seguidas no UFC, até ser parado por Israel Adesanya, há um ano, e perder o título da divisão até 84kg. Em julho, também na “ilha da luta”, o neozelandês teve a chance de se recuperar e derrotou Darren Till por decisão unânime dos jurados.

Com passagens pelas duas categorias de cima (pesado e meio-pesado), o americano Jared Cannonier venceu três lutas seguidas desde que optou por descer para os médios. Atual terceiro do ranking, “The Killa Gorilla” tem em seu cartel triunfos sobre nomes como o do ex-campeão Anderson Silva e Jack Hermansson.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Luta co-principal! @robwhittakermma e @killagorillamma duelam neste sábado (24), no #UFC254. AO VIVO no @canalcombate, a partir das 12h (horário de Brasília).

Uma publicação compartilhada por UFC Brasil (@ufc_brasil) em

Alex Cowboy representa o Brasil no card em Abu Dhabi

Alex Cowboy será o único representante brasileiro no último evento da volta à “ilha da luta” do Ultimate. O lutador meio-médio vive bom momento no UFC, com vitórias seguidas sobre Max Griffin e Peter Sobotta – as duas neste ano de 2020. Seu adversário será um estreante na organização, mas também promete ser uma pedreira. O cazaque Shavkat Rakhmonov está invicto no MMA profissional, com 12 vitórias, e foi campeão do evento M-1 Global antes de ser contratado pelo maior evento de MMA do mundo.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 254
Ilha da Luta, Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 24 de outubro de 2020

Card principal
Khabib Nurmagomedov finalizou Justin Gaethje com um triângulo no 2R
Robert Whittaker derrotou Jared Cannonnier por decisão unânime dos jurados
Alexander Volkov derrotou Walt Harris por nocaute técnico no 2R
Phil Hawes derrotou Jacob Malkoun por nocaute no 1R
Lauren Murphy finalizou Liliya Shakirova com um mata-leão no 2R
Magomed Ankalaev derrotou Ion Cutelaba por nocaute no 1R

Card preliminar 
Tai Tuivasa derrotou Stefan Struve por nocaute no 1R
Casey Kenney derrotou Nathaniel Wood por decisão unânime dos jurados
Shavkat Rakhmonov finalizou Alex Cowboy com uma guilhotina no 1R
Sam Alvey e Da Un Jung empataram após decisão dividida dos jurados
Miranda Maverick derrotou Liana Jojua por nocaute técnico (interrupção médica) no 1R
Joel Alvarez finalizou Alexander Yakovlev com uma chave de braço no 1R