Não basta só lutar: especialista em marketing digital destaca a importância das redes para lutadores

Não basta só lutar: especialista em marketing digital destaca a importância das redes para lutadores

Os atletas, em especial os lutadores, já não são mais apenas aquelas figuras que o público assistia nas competições e, fora isso, via apenas na imprensa esportiva. Eles estão nas redes sociais, compartilham seu cotidiano, treinos e também a vida pessoal. Assim deve ser se quiserem garantir mais repercussão dentro e fora do mundo esportivo, afirma o especialista em vendas e marketing digital Rodrigo Noll. “Atletas com mais presença digital são mais procurados e valorizados”, explicou ele.

De acordo com ele, a internet tem sido protagonista na definição de novos influencers e astros. O público escolhe os seus favoritos e, conforme estas figuras viralizam, elas obtêm repercussão fora do mundo virtual, como convites para entrevistas e participações na televisão, entre outras parcerias.

Em campeonatos de luta, por exemplo, isso tem grande peso: não basta mais ser o melhor lutador, ser uma figura de destaque nas redes sociais pode garantir convites para participar de competições importantes.

“Os esportes de alto nível buscam lutadores que deem audiência, afinal, o business da organização de um campeonato de luta é um business de mídia. Então é natural que atletas que tenham mais presença digital sejam mais procurados, mais valorizados e convidados para lutar, isso gera interesse no público. Todo atleta deve se considerar mais que um atleta, precisa ser também uma empresa de mídia”, reforçou Noll.

Plano de mídia

O especialista sugere que empresários e atletas profissionalizem a parte de comunicação. Uma sugestão é ter videomakers e profissionais de social media que gerenciem as redes sociais, produzindo o conteúdo. A dica é estar sempre acompanhado de alguém que filme os treinos, as viagens e os bastidores das competições, por exemplo: “Isso humaniza aquele atleta e o conecta ao público”, afirmou Rodrigo.

Outras estratégias são os colabs, as participações em podcasts e em lives de outros influencers, aparições em eventos e na imprensa. Outro recurso é transmitir em suas próprias redes sociais as competições: “Há ótimos exemplos, como o WSL, de Surfe, e a Fórmula 1, que transmitem em suas próprias páginas as competições, isso gera muito engajamento”, encerrou o especialista no tema.

Lembrando que sempre é importante definir uma linha, de forma que a exposição seja positiva para o atleta.